Com dicas para economizar, jornalista faz sucesso com canal no YouTube
Nathalia Arcuri acumula mais de 6 milhões de visualizações ensinando economia de forma descontraída
Ainda na infância, a jornalista Nathalia Arcuri, de 31 anos, pôs na cabeça que juntaria todas as economias para comprar um carro quando atingisse a maioridade. Aos 12, começou a transformar o sonho em realidade vendendo pulseirinhas na escola. “O que mais eu queria era uma carteira de motorista“, lembra. Os esforços renderam um Ford Ka no prazo previsto. Seis anos depois, foi a vez de um apartamento na Casa Verde. Tudo pago à vista.
Os dons da moça para economizar resultaram há dois anos no canal do YouTube Me poupe!. Especializado em educação financeira, o projeto tem mais de 220 000 seguidores e 6 milhões de visualizações. São cerca de dois vídeos por semana que chegam a meio milhão de cliques, caso de uma gravação que fala da PEC 241, para limitar as despesas do governo. Bem-humorada, a paulistana explica de forma simples a respeito de CDB, juros de renda fixa e outros “palavrões” assustadores para muita gente.
+ Guia de outlets e pontas de estoque na capital e arredores
Nathalia trabalhava na Record na função de repórter do matinal Hoje em Dia quando criou o Me poupe! e passou a tocar as duas atividades. Há um ano, recebeu uma proposta de patrocínio para o canal. Arriscou solicitar o mesmo valor de doze meses de salário na emissora e ouviu um sim. Pediu demissão. “Foi a minha carta de liberdade”, lembra. Atualmente, a empreitada lhe rende 30 000 reais por mês, fruto de palestras e anúncios de gigantes do setor, como Itaú, Santander e Bradesco.
Ela também comanda uma atração semanal na rádio 89 FM. É durona e não pega leve nas broncas em ouvintes que esperam conselhos milagrosos para sair do vermelho. No futuro, pretende emplacar a criação na TV. Apesar de não ser formada em economia, mas com alguns cursos de curta duração, a moça transmite os conhecimentos adquiridos na prática. “Comparo preço até de sabonete”, jura.
Como sair do vermelho
1. Combata o desperdício e leve em conta as despesas menores do dia a dia. Aí moram as pequenas fortunas.
2. Estabeleça metas de diversos prazos. Um exemplo de curto prazo seria poupar para ir a seu restaurante preferido.
3. Saiba sempre quanto exatamente entra e sai de seu caixa. Anote tudo em planilhas ou use apps no celular.
4. Conheça as opções e aprenda a investir. Quanto mais se informar, melhor aplicará seu dinheiro e mais enriquecerá.