Linha Verde do Metrô tem novo sistema de controle em fase de teste
O Sistema de Sinalização e Controle de Trens (CBTC) será testado aos domingos, em toda a extensão da linha, para reduzir o intervalo de chegada e saída dos trens
A partir do próximo domingo (25), a Linha 2 – Verde do Metrô receberá, em toda a sua extensão, um novo Sistema de Sinalização e Controle de Trens (CBTC). Entre outras coisas, essa tecnologia permite que o intervalo entre chegada e partida dos trens na estação seja reduzido, ampliando a capacidade de transporte em cerca de 20%.
Inicialmente, o sistema funcionará apenas aos domingos, mas de acordo com o seu desempenho, será implantado também nos sábados e, posteriormente, em todos os dias da semana.
O CBTC já funciona nas estações Vila Prudente e Sacomã desde sua inauguração, em 2010. A partir deste final de semana, será estendido para toda a Linha 2 – Verde, que vai da Vila Prudente à Vila Madalena. Com base nos testes feitos na Linha 2 – Verde, as linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha também receberão o benefício.
– Linha Verde
A Linha 2 – Verde do Metrô tem quatorze estações que vão da Vila Prudente à Vila Madalena e uma demanda diária de 65 900 embarques. Seu horário de funcionamento é de domingo a sexta, das 4h40 às 00h07, e sábado, das 4h40 à 1h.