Justiça aumenta valor da indenização de jovem amarrado em moto por PM
Imagens de Jhonny Ítalo da Silva sendo arrastado em veículo da corporação repercutiram na época
A Justiça aumentou de 10 para 50 000 reais a indenização que o Estado de São Paulo deve pagar a Jhonny Ítalo da Silva, jovem negro que foi amarrado por um policial militar em uma moto e arrastado ao longo de uma avenida na Zona Leste em 2021. A decisão foi tomada nesta quarta (9).
Na época, o caso repercutiu após vídeos viralizarem nas redes sociais. Nas imagens, o PM Jocélio Almeida de Souza amarra Jhonny a uma motocicleta da corporação e o puxa por 300 metros. O jovem havia sido preso por suspeita de tráfico de drogas e dirigir sem habilitação.
Inicialmente, a defesa de Jhonny havia pedido 1 milhão de reais, porém a Justiça determinou o pagamento de 10 mil reais. Os advogados então recorreram para pedir um valor de 100 000 reais.
A decisão da 8ª Câmara de Direito Público, do TJ-SP, considera que “cumpre elevar a indenização fixada para 50 000 reais, valor que, a um tempo, permite ao ofendido agregar sentido diverso à memória que os fatos lhe imprimiram”. Os magistrados concordaram de forma unânime com o aumento do valor. A indenização ainda não foi paga porque cabe recurso. A informação é do g1.
Atualmente, Jhonny cumpre pena em liberdade depois de ser condenado por ambas as acusações em 2022. Já o policial enfrentou um processo no Tribunal de Justiça Militar por abuso de autoridade e constrangimento ilegal que foi arquivado no ano passado.