João Doria é eleito o novo governador de São Paulo

Em uma disputa bastante acirrada, o candidato do PSDB conseguiu 51% dos votos válidos

Com 51,77% dos votos válidos, João Doria (PSDB) se elegeu neste domingo (28) o novo governador de São Paulo. Foi uma batalha bem árdua, em todos os sentidos, contra o adversário Márcio França (PSB), vice de Geraldo Alckmin que assumiu o governo no início do ano. No fim, cerca de 800 000 votos fizeram a diferença.

A campanha para o governo do estado foi marcada por uma série de discussões de ambos os lados. França acusava Doria de mentiroso e traidor por ter prometido cumprir todo o mandato de prefeito da capital paulista, mas ter deixado o cargo um ano depois. Desde o início do ano, seu vice nas eleições de 2016, Bruno Covas, cuida da prefeitura

Na terça (23), surgiu uma sex tape, em que supostamente Doria se relacionava com cinco mulheres em uma cama. Segundo perícia encomendada por VEJA SÃO PAULO, o vídeo era falso. “Peço desculpas ao eleitor por essa campanha com baixarias”, declarou o então candidato, que sempre negou ter protagonizado tais cenas.

Por outro lado, Doria acusava o adversário de “esquerdista” e “aliado do PT”.

Ainda no primeiro turno, o novo governador acenou com uma possível aliança com o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), apesar de Geraldo Alckmin, seu padrinho político, disputar a presidência. No segundo turno (com a saída de Alckmin da disputa presidencial), declarou seu apoio a Jair Bolsonaro (PSL). Chegou a viajar ao Rio de Janeiro para um encontro com o presidenciável, mas não foi recebido. Em compensação, obteve o incentivo de Paulo Guedes, espécie de “guru econômico” e possível ministro da Fazenda do governo do PSL.

Especialista em marketing, o novo governador incentivou o voto “BolsoDoria”, uma “dobradinha” entre o então candidato a governo e Bolsonaro. A estratégia deu certo.

João Doria Júnior nasceu em 16 de dezembro de 1957. Filho de João Doria, publicitário e ex-deputado federal que em 1964 foi cassado e perdeu todo o patrimônio no exílio.

O novo governador se orgulha ao dizer que começou a trabalhar aos 13 anos de idade. Jornalista e publicitário, também comandou o talk show Show Business, na Band.

Aos 38 anos fundou a LIDE, Grupo de Líderes Empresariais, com mais de 400 empresas, que juntas representam cerca de 40% do PIB privado nacional. Passou o controle da empresa para o filho, João Doria Neto (conhecido como Johnny) em 2016, ao concorrer a prefeitura de São Paulo. Candidato do PSDB, foi eleito no dia 2 de outubro de 2016, com 53,29% dos votos, tornando-se o primeiro candidato a vencer no primeiro turno em São Paulo, desde 1992.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s