Mulher rebate com elegância mensagem preconceituosa sobre seu corpo

David disse que fotos de Jaqueline de biquíni eram "estranhas". Ela, que venceu um câncer de mama, respondeu que é "uma mulher bem resolvida".

Jacqueline Faria, 53, perdeu um dos seios após lutar contra um câncer em 2005, quando tinha 38. Mas nem por isso deixou-se abater: optou por fazer mastectomia radical (remoção completa do seio), sem reconstrução, e seguir a vida, amando o próprio corpo do jeito que ele é.

Quatorze anos depois e curada da doença, Jack (como ela prefere ser chamada) contou em um post no Facebook que foi curtir um fim de semana normal: pegar um sol na piscina no Rio de Janeiro, onde nasceu e mora. Tirou várias selfies, devidamente postadas nas redes sociais. Foi então que recebeu uma mensagem de um conhecido: “ É realmente estranho na visão de um homem a mulher sem um de seus seios. É uma pena que você tenha que passar por isso”. O post foi escrito em fevereiro, mas viralizou na última semana.

Jaqueline respondeu com elegância: “Eu não passo por nada que não tenha escolhido. A opção de não reconstruir a mama foi minha. Tenho 2 planos de saúde, faria isto a hora que quisesse. Sou uma mulher bem resolvida”, escreveu Jack. à VEJA SÃO PAULO, ela disse que David, o autor da mensagem, visualizou a resposta mas não disse nada, “nem ao menos pediu desculpas”. 

Jaqueline disse ainda que buscou força dos filhos e decidiu não reconstruir a mama porque não queria passar por outra cirurgia. “Achei que era o melhor a fazer. No início, nem os médicos queriam aceitar. Mas achei que não reconstruir era quebrar esse padrão de bonito é ‘isso ou aquilo’. Bonito é o que eu tenho na essência”.

Veja o post e a resposta completa dela: 

A postagem, que tem quase 100 000 curtidas e 25 000 compartilhamentos, também rendeu muitos elogios e mensagens de apoio. Veja um pequeno trecho da repercussão:

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s