Isolamento social em SP se mantém abaixo do ideal na quinta (21)
Mesmo com feriado, a taxa não atingiu o mínimo considerado "satisfatório" para o governo estadual
Dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo paulista, divulgados nesta sexta-feira (22), mostram que o percentual de isolamento social no estado foi de 49% na quinta-feira (21). O resultado está abaixo do mínimo, estabelecido em 55%, considerado pelo governo paulista como satisfatório para diminuir a propagação do novo coronavírus e para evitar um colapso no sistema de saúde. A taxa considerada ideal é acima de 70%.
Na capital paulista, onde esta quinta-feira foi feriado antecipado da Consciência Negra, o isolamento foi de 52%, ainda abaixo do recomendado. Na quinta-feira anterior, dia 14, o índice de isolamento foi 49%.
O índice de isolamento é baseado em dados de telefonia móvel dos cidadãos, analisados pela SIMI. Segundo o governo do estado, a partir do monitoramento é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O sistema conta com informações agregadas das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM sobre o deslocamento das pessoas no estado. Os resultados detalhados podem ser acessados no site.