Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Intoxicação por metanol: sobe para 6 o número de bares interditados em SP

Os estabelecimentos ficam nas regiões da Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, na capital, e em São Bernardo do Campo e Barueri, na Grande São Paulo

Por Mirela Costa
1 out 2025, 20h52
Órgãos de fiscalização se uniram em ação em São Paulo
Órgãos de fiscalização se uniram em ação em São Paulo (João Valério/Governo do Estado de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

Após operações de fiscalização em estabelecimentos desde segunda-feira (29), subiu para seis o número de bares interditados pela Vigilância Sanitária no estado. Até a noite desta quarta-feira (1), quatro bares estão interditados na capital e dois na Região Metropolitana de São Paulo.

Os comércios interditados até o momento estão localizados nas regiões da Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, na capital, e em São Bernardo do Campo e Barueri, na Grande São Paulo. “As ações, do ponto de vista da vigilância sanitária, foram intensificadas quando tivemos comprovações dos casos e dos endereços onde a pessoa supostamente consumiu”, afirmou Manoel Lara, diretor do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS).

Nesta quarta-feira, um lote de 128 mil garrafas de vodca foi lacrado em Barueri e aguarda apresentação de documentação para ser liberado. Em Mogi das Cruzes, 80 garrafas de bebidas alcoólicas diversas com indícios de adulteração e falsificação foram apreendidas em uma adega. Já no município de Americana, uma ação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) resultou em duas pessoas detidas e mais de 17,7 mil bebidas apreendidas. Os produtos confiscados foram enviados para análise no Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica. 

Balanço dos casos

O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde confirma 10 casos de contaminação por metanol no estado de São Paulo, sendo um óbito. Há ainda 27 casos em investigação, que incluem cinco mortes suspeitas analisadas por peritos do Instituto Médico Legal (IML).

A Secretaria recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 32,90/mês