Continua após publicidade

Autódromo de Interlagos: conheça a história de cada curva do circuito

Inspirações para os nomes vão desde o piloto Ayrton Senna até um sargento da Polícia Militar

Por Alexandre Aragão
Atualizado em 5 dez 2016, 18h30 - Publicado em 4 nov 2010, 15h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Neste domingo (7), São Paulo volta a receber os pilotos mais badalados do mundo. O Grande Prêmio Brasil de F1 colocará à prova 12 escuderias, com grandes chances de consagrar Fernando Alonso, da Ferrari, campeão da temporada. Será a 29ª vez que feras da categoria testarão seus limites em curvas como a do Laranjinha ou o S do Senna.

    Publicidade

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Para se preparar para a corrida, veja abaixo, trecho a trecho, o por que dos nomes de todos os trechos do Autódromo de Interlagos.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    S do Senna

    Em 1989, quando o autódromo passou por uma reforma em seu traçado e voltou a integrar a temporada da Fórmula 1, Ayrton Senna sugeriu duas grandes curvas que ligassem as retas de Interlagos. O trecho acabou batizado com o nome do piloto.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Curva do Sol

    O projeto original de Interlagos foi pensado de maneira que o circuito fosse percorrido no sentido horário, ao contrário do que acontece atualmente. O problema é que, quando os corredores passavam por essa curva, o sol lhes cegava.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Curva da Ferradura

    Continua após a publicidade

    O nome tem o motivo mais óbvio possível: a curva tem o formato de uma ferradura.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Curva do Laranjinha

    Como não é possível enxergar o final da curva, pilotos inexperientes, chamados na categoria de laranjas, costumam errar a manobra quando passam por esse trecho da pista.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Curva do Pinheirinho

    Quando o Autódromo de Interlagos foi inaugurado, havia um pinheiro na área de escape dessa curva, que acabava servindo de anteparo para o carro de muitos pilotos.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Bico de pato

    Continua após a publicidade

    Assim como a Curva da Ferradura, o Bico de Pato leva esse nome por causa de seu formato.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Curva do Café

    O nome não tem nenhuma relação com a produção agrícola de São Paulo. Na verdade, por ser muito fechada, essa parte de Interlagos foi batizada assim por lembrar um grão de café.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Curva do Sargento

    Um sargento da Polícia Militar, animado por fazer a segurança de uma corrida, resolveu testar o circuito com uma viatura. Nas duas voltas que deu, rodou exatamente na mesma curva. O trecho foi batizado em “homenagem” a ele.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.