Continua após publicidade

Inauguração da ponte estaiada e a abertura do Shopping Cidade Jardim, prevista para o dia 31, valorizam região do Morumbi

A melhora no congestionamento é visível graças à obra que custou 260 milhões de reais. Já os efeitos shopping ainda não podem ser totalmente mensurados

Por Fernando Cassaro
Atualizado em 5 dez 2016, 19h28 - Publicado em 18 set 2009, 20h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Outra novidade é a abertura do Shopping Cidade Jardim, prevista para o dia 31. O centro comercial com 120 lojas – cujo projeto foi inspirado no Bal Harbour, shopping a céu aberto de Miami – faz parte de um megaempreendimento formado por nove torres residenciais e três comerciais.

    Publicidade

    Publicidade

    Mudanças no valor do metro quadrado só devem ser sentidas em, pelo menos, seis meses. “O mercado precisa de um tempo para avaliar se o trânsito vai realmente fluir melhor e se o shopping será bem-aceito pelo público”, diz o diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), Luiz Paulo Pompéia. A nova ponte integra o Complexo Viário Real Parque, cujas obras foram iniciadas em 2003. Custou 260 milhões de reais. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vem recebendo um fluxo de 2 000 carros por hora entre 7 e 10 da manhã e entre 17 e 20 horas, os chamados horários de pico. Sua capacidade, no entanto, é de 4 000 carros por hora em cada uma das duas pistas. É uma alternativa à sempre engarrafada Ponte do Morumbi, por onde chegam a passar 6 000 veículos por hora.

    Publicidade

    Desde o dia 10, a melhora nos congestionamentos é visível. “O trânsito aqui está parecendo de feriado”, comentava, na última segunda, o taxista Marcelo Gonçalves, que há cinco anos trabalha em um ponto da Avenida Doutor Chucri Zaidan. A Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) tem outros projetos para a área, que está inserida na Operação Urbana Água Espraiada. Além da prometida ligação da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Rodovia dos Imigrantes – um trecho de 4,5 quilômetros programado para 2010 que servirá de alternativa à Avenida dos Bandeirantes –, serão erguidas 1 300 unidades habitacionais para abrigar famílias que vivem em áreas de risco próximas à Ponte Octavio Frias de Oliveira, no Jardim Edith e no Real Parque. Tudo indica que as boas notícias para quem mora ou trabalha na região do Morumbi devem continuar.

    Publicidade

    Ponte Octavio Frias de Oliveira

    • Tem 138 metros de altura e 144 estais

    Continua após a publicidade

    • Pode receber

    • 4 000 veículos por hora em cada uma das duas pistas

    • Custou 260 milhões de reais

    Publicidade

    Shopping Cidade Jardim

    Continua após a publicidade

    • A inauguração está prevista para o dia 31

    • A expectativa é que receba 30 000 consumidores por dia

    • Tem 36 300 metros quadrados e, inicialmente, 120 lojas

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.