Haddad tem 39% dos votos válidos, diz Datafolha
Tarcísio tem 31%, e Rodrigo, 23% das intenções de voto
Pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado (1º) indica o candidato do PT ao governo do estado, Fernando Haddad, em primeiro lugar na corrida ao Palácio dos Bandeirantes, com 39% dos votos válidos. Em seguida aparece Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%, seguido de Rodrigo Garcia (PSDB), com 23%.
- Quais são os 7 maiores desafios do próximo governador de São Paulo
- Observadores das eleições participam de atividades de auditorias em SP
- Maior local de votação da capital é desativado; saiba como pesquisar endereço
- Justiça permite uso da avenida Paulista pelo PT no domingo (2)
- Esquema de segurança nas eleições no estado contará com 83 000 policiais
A sondagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” exclui os votos em branco, nulos e indecisos, e segue o mesmo critério adotado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para computar o resultado final.
Em relação a última sondagem, divulgada na quinta-feira (29), Haddad oscilou para baixo dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais, ou para menos. Na quinta ele aparecia com 41%, enquanto Tarcísio pontuava com 31%, e Rodrigo, 22%.
O cenário na capital replica a polarização nacional. Entretanto, a situação Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é mais confortável do que a de Haddad, já que as sondagens apontam que há a possibilidade do ex-presidente levar a disputa no primeiro turno sobre Jair Bolsonaro (PL). Pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado indica que Lula tem 48,3% dos votos válidos, e Bolsonaro, 39,7%. Como a margem de erro é de 2.2 pontos percentuais para ambas as direções, é possível inferir que Lula pode passar dos 50% dos votos. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um candidato só é declarado vencedor no primeiro turno se obter metade dos votos válidos (excluídos os votos em brancos e nulos).
Caso as pesquisas divulgadas até agora se confirmem amanhã, quebrará pela primeira vez a hegemonia do PSDB no estado, partido que governa o estado há quase 30 anos.
A pesquisa do Datafolha, foi contratada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo. Foram ouvidas 3 700 pessoas em 79 cidades paulistas diferentes entre a sexta-feira (30) e este sábado (01), A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-09987/2022.
Coladinhos
Os dois principais colocados na pesquisa de intenção de votos, Haddad e Tarcísio, fizeram atividades de campanha neste sábado (1º), em São Paulo, colados aos seus padrinhos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), respectivamente. Já Rodrigo preferiu ir à periferia e defender a sua gestão acompanhado do vereador Milton Leite (União Brasil), que preside a Câmara de Vereadores, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).
Enquanto o petista fez uma caminhada na região central com o ex-presidente Lula, Tarcísio participou de uma motociata na carona de Bolsonaro que saiu da Zona Norte também rumo a região central. Os dois não usaram capacete no trajeto, o que é proibido pelo artigo 244 do Código Brasileiro de Trânsito.