Governo mostra primeiro trem da Linha 17-Ouro, já atrasada oito anos
Imagens foram transmitidas da China, onde as composições são fabricadas; obra era prometida para 2014
O governador João Doria (PSDB) apresentou na sexta-feira (25) o primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô, o monotrilho suspenso que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao Morumbi.
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As imagens foram exibidas em videoconferência no Palácio dos Bandeirantes, com fotos e vídeos transmitidos da China, onde o maquinário é fabricado. O trem está na fábrica da empresa BYD, na cidade chinesa de Shenzhen, e deve chegar a São Paulo até o fim do ano.
A composição mostrada, chamada de “cabeça de série”, serve de referência técnica para a fabricação de outras 13 que vão atender a futura linha. Cada composição será formada por uma cabeça de série e cinco vagões.
“A China apresentou uma solução que foi desenvolvida especialmente para a Linha 17-Ouro, que será uma das mais modernas e mais eficientes de São Paulo”, afirmou Doria.
As composições operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. O funcionamento pode ser totalmente automático, sem necessidade de operador.
Cada trem terá 72 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas. Contará com passagem livre entre os cinco carros, sistema de ar-condicionado e câmeras de monitoramento com gravação de imagens.
A construção da Linha 17-Ouro era inicialmente prometida para 2014, como uma “obra-Copa” do governo. Após a rescisão de contratos parados e novas contratações, foi retomada pela atual gestão.
A Linha 17-Ouro terá 8,3 km de extensão total – incluindo trechos de manobras e pátio –, com oito estações que vão do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM e conexão às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.