Continua após publicidade

Governador sanciona orçamento de R$ 317 bilhões para 2023

Educação será a secretaria com mais recursos, com R$ 49,5 bilhões; orçamento será administrado por Tarcísio, que toma posse em 1º de janeiro

Por Hyndara Freitas
28 dez 2022, 10h36
Imagem mostra fachada do Palácio dos Bandeirantes
O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista (Fernando Moraes/Veja SP)
Continua após publicidade

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) sancionou o orçamento de São Paulo para o ano de 2023 com 317 bilhões de reais previstos para investir e manter os serviços do estado.

O valor é 10,7% maior que o orçamento de 2022, e caberá a Tarcísio de Freitas (Republicanos), que toma posse no dia 1º, gerir os recursos e aplicá-los.

+ Alesp aprova redução de imposto sobre heranças

A Secretaria da Educação terá a maior fatia de recursos, com 49,5 bilhões de reais, e a Saúde vem em seguida, com 29,4 bilhões de reais para investimentos. Segurança Pública ficará com 27 bilhões de reais e Transportes Metropolitanos, que inclui a CPTM e o Metrô, 13 bilhões de reais. Na Habitação, os recursos somam 1,4 bilhão de reais.

Continua após a publicidade

O valor previsto no Orçamento é uma previsão de receitas e despesas que podem ser alterados a depender da arrecadação com impostos, por exemplo, ou da necessidade de gastos extraordinários que não estão previstos. Pela lei, o governador tem autonomia para deslocar recursos de uma área para outra, mas áreas como saúde e educação, por exemplo, têm percentuais mínimos de investimento previstos na Constituição Federal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.