Continua após publicidade

Mesmo com decisão da Justiça, Feira da Madrugada abre normalmente

Tribunal Regional Federal suspendeu na segunda-feira (27) liminar que mantinha local aberto

Por Redação Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 15h57 - Publicado em 28 Maio 2013, 12h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Feira da Madrugada, no Brás, abriu normalmente nesta terça-feira (28) apesar de decisão do Tribunal Regional Federal ter cassado a liminar que garantia o funcionamento. Segundo Luciano Fernandes, do Sindicato dos Ambulantes e Microeempreendedores de São Paulo (Sindimei), comerciantes chegaram às 2 horas para retirar as mercadorias. Mas, com a presença de clientes, começaram as vendas. A cavalaria da Polícia Militar estava no local, mas não impediu a abertura e não houve conflitos.

    Na segunda-feira (27), o desembargador federal Newton De Lucca determinou que a Feira da Madrugada fosse fechada, baseado em relatórios do Corpo de Bombeiros apresentados pela Prefeitura. Na decisão, ele afirma que há “gravíssimo risco à segurança pública, bem como à vida e à incolumidade física dos comerciantes, trabalhadores e frequentadores”.

    No dia 8 de maio, os comerciantes haviam conseguido uma liminar que garantia a permanência da feira desde que problemas mais graves de segurança fossem solucionados. Um mutirão foi feito para resolver questões como instalações elétricas. Apesar do esforço, o desembargador afirma que as ações não foram suficientes. “A adoção de medidas pontuais de segurança, ainda que dignas de elogios, não são suficientes para suprir a necessidade de uma revisão global – urgente e impostergável – do sistema contra incêndio.”

    Mário Ye, diretor da Cooperativa do Comércio Popular de São Paulo (Copercom), diz que os comerciantes já entraram com recurso e só saem da Feira da Madrugada quando receberem a ordem judicial. “Em tese, o correto seria a Prefeitura publicar uma nova portaria, marcando uma nova data de fechamento e fundamentando os motivos”, afirma o advogado João Ferreira Nascimento, que representa os donos de box.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.