Continua após publicidade

Fechar Minhocão é viável, diz estudo preliminar da CET

Análise indica que fim da via elevada não trará impactos significativos no fluxo de veículos 

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 17 Maio 2024, 16h40 - Publicado em 29 Maio 2015, 12h19
minhocão
minhocão (Eduardo Anizelli/)
Continua após publicidade

Um estudo ainda em andamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta ser viável fechar o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro da capital paulista, sem grandes prejuízos para o trânsito da região. As informações foram repassadas na quinta (28) em uma audiência pública na Câmara Municipal que debate o fechamento da via elevada aos sábados. 

+ A virada do Minhocão

O trabalho deve estar pronto dentro de um mês. Um texto preliminar foi entregue à Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara. “Os resultados da macrossimulação indicam que os impactos em termos de fluxos veiculares nas vias da área de estudos não são significativos, permitindo a desativação do Elevado Costa e Silva”, diz trecho do material.

Os vereadores debatem um projeto de lei, de José Police Neto (PSD), que prevê o fechamento da via aos sábados – o Plano Diretor aprovado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) determina a desativação total do elevado em até 15 anos, sem definir se a via será demolida ou vai virar parque.

Detalhes

A área em estudo pelos técnicos inclui as vias ao redor do elevado, que receberiam o fluxo de veículos caso o Minhocão fosse desativado. Segundo a CET, o levantamento ainda não verificou o fechamento especificamente aos sábados. O que foi analisado até aqui, em programas de simulação de tráfego, foi o comportamento do trânsito com e sem o Minhocão. 

Continua após a publicidade

+ “Proposta de imbecil e idiota”, diz Paulo Maluf sobre planos para desativar o Minhocão

Para verificar os eventuais impactos no trânsito do fim de semana é preciso reprogramar os sistemas, uma vez que as viagens nos dias úteis têm origens e destinos diferentes na cidade e o fluxo de automóveis no fim de semana é 17% menor.

minhocão
minhocão ()
Continua após a publicidade

Há duas semanas, o prefeito Haddad manifestou-se sobre o assunto dizendo ser favorável, de início, que o fechamento aos sábados ocorra apenas no período da tarde. A prefeitura, no entanto, vai aguardar a conclusão do estudo da CET. Já o vereador Police Neto, autor da proposta do fechamento aos sábados, diz que a desativação total da via deve começar de algum ponto. “Fechar aos sábados é um começo”, disse. “Há pessoas que fazem uma crítica muito raivosa ao fechamento, à abertura de um parque no Minhocão. Defendo que esse parque tenha regras, horário de funcionamento, segurança, como todo parque público.”

Minhocão
Minhocão ()

Police Neto viu a manifestação preliminar da CET como “a primeira vez que a prefeitura admite ser possível fechar o minhocão aos sábados”. Uma nova audiência pública na Câmara deve ser marcada para discutir o assunto quando o estudo terminar.

Continua após a publicidade

+ Artista encontra 1500 exemplares de plantas no Minhocão

Contra

Lideranças comunitárias da região, no entanto, são contrárias ao fechamento aos sábados. “O fechamento pode criar uma área de lazer durante o dia, mas vira fator de forte insegurança e perturbação do sossego, com música alta e pessoas se embebedando na porta da janela dos moradores”, diz o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Santa Cecília, Fabio Fortes. Ele afirma que, entre os moradores e comerciantes, o desejo é que o elevado seja demolido de vez. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.