Faria Lima terá praça com escultura de baleia em tamanho natural
Monumento será o principal simbolo de uma área verde de 8 000 metros quadrados; em julho, será enterrada ali uma cápsula do tempo
A esquina entre a Rua Leopoldo Couto de Magalhães e a Avenida Faria Lima ganhará uma atração diferente. Deve ser instalada ali em 2019 uma escultura em formato de baleia em tamanho natural, com quase vinte metros . A inauguração está prevista para dezembro do ano que vem.
A obra espelhada é inspirada no Cloud Gate, um dos mais badalados pontos turísticos de Chicago. E será o principal simbolo de uma praça de 8 000 metros quadrados assinada pelo paisagista americano Tom Balsey, a Praça da Baleia.
A iniciativa é de uma torre comercial que será inaugurada por ali. Avaliado em 1 bilhão de reais, o B32 deveria ter ficado pronto em 2010, mas houve um impasse envolvendo a pequena rua Oswaldo Imperatrice. A incorporadora comprou todas as casas daquele logradouro e propôs incorporar a via no projeto. Em troca, erguerá a Praça da Baleia na área externa do imóvel.
O pedaço vai ganhar outra novidade ainda neste ano. Em julho, será enterrada ali uma cápsula do tempo que vai guardar objetos (fotos, jornais, aparelhos eletrônicos) e cartas que só serão entregues aos destinatários em 2050. Vale até endereçar as mensagens para filhos, sobrinhos, netos ou algum outro parente do futuro. Quem quiser participar deve enviar uma mensagem ao site https://www.encontrocom2050.com.br/