Ex-morador de rua tem Kombi ano 1985 repaginada após roubo
O veículo, que ajudou Jonas Batista a sair das ruas, foi recuperado pela polícia, mas estava avariado e sem peças
Por cerca de duas décadas, o paulistano Jonas Manuel Batista, de 54 anos, foi morador de rua ao deixar sua família portuguesa de classe média devido ao envolvimento com drogas. Viu sua vida mudar de rumo há três anos, quando o dono de uma padaria desativada na Mooca, Zona Leste, permitiu que ele morasse no prédio vazio para cuidar do local. A partir dali, parou de usar entorpecentes e, com o dinheiro obtido com o trabalho de reciclagem, comprou uma Kombi 1985 por 3 000 reais para realizar carretos. Faturando 3 000 reais por mês, ele conseguiu alugar um quarto na Mooca e, finalmente, deixar as ruas.
Porém, em abril deste ano, a sua principal fonte de renda foi roubada na rua. Poucas semanas depois, a polícia localizou o veículo, mas ele estava todo avariado e teve peças levadas. Foi então que o empresário Bruno Saraiva, do coletivo Entrega por SP, promoveu uma mobilização na internet a fim de ajudar o amigo. “Enquanto Jonas voltou a catar recicláveis num carrinho de mão, porque é guerreiro e não desiste fácil, iniciamos um financiamento coletivo na internet”. Entre abril e maio, 71 pessoas se dispuseram a ajudar Jonas, totalizando uma arrecadação de 4 186 reais, 105% da meta.
Com o dinheiro foi possível comprar pneus, tampa de tanque, bico de roda, trava antifurto, macaco, triângulo, alicate, chave de fenda e extintor. Além disso, o veículo também foi repaginado com uma identidade visual própria, com nome e telefone de trabalho de Jonas. Ele também terá uniforme, folder e um cartão de visita. Para crescer nos negócios, agora está no Instagram @kombidojonas. O veículo foi entregue no dia 12 de julho (confira o vídeo no final do texto).
“Estou muito feliz e me sinto abençoado por poder contar com pessoas tão gentis e solidárias”, conta. “Com essa transformação, creio que vai melhorar muito mais o meu serviço, pois é o que gosto de fazer e me sinto útil”.
A mobilização das pessoas não só levou à reforma de sua Kombi, mas também ajudou a mobiliar a sua casa nova, com a ajuda de mais voluntários que fizeram doações. Ganhou televisão, cadeiras e mesas para dar continuidade ao seu recomeço de vida. “Nunca mais quero ter de usar um papelão como cama.”