Estação Belém da linha 3-Vermelha receberá portas na plataforma
Trabalhos de preparação tiveram início nesta semana; dispositivos devem ser implantados a partir do mês de maio
Quem passa por algumas estações da linha 3-Vermelha já deve ter percebido pontos vermelhos na ponta das plataformas, após a faixa amarela que delimita a área de segurança para espera das composições. Tratam-se de furos que estão sendo feitos para dar suporte as portas que serão instaladas no local, medida que deve começar pelas estações Belém e Bresser-Mooca.
+Gilberto Gil homenageia os pais em posse na ABL
Segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, as portas para serem instaladas nessas duas estações já chegaram ao Brasil e a montagem deve ter início no começo do mês de abril.
Essas portas, já instaladas na linha 2-Verde e 4-Amarela, têm como principal objetivo reduzir a presença de usuários na via, o que permite dar mais regularidade a circulação do sistema. A presença de usuários na via –por motivos diversos– é um dos grandes motivos que levam a interrupções dos trens. Além disso o modelo é considerado mais seguro para entrada e saída das composições.
+Brasil doa 86,7 milhões de dólares para vacinas contra a Covid-19
Produzidas na Coréia, as portas das plataformas a serem instaladas nas estações Belém e Bresser-Mooca já chegaram ao Brasil. Atualmente elas passam por trâmites alfandegários no Porto de Santos para serem liberadas.
Histórico
Há anos o Metrô tenta fazer a instalação desses dispositivos. O contrato firmado com o consórcio Kobra, de 2019, foi alvo de pedido de anulação. Ele só pode ser retomado no final do ano passado.
Ele prevê a instalação do dispositivo em 36 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Neste ano, ao menos seis estações devem contar com o dispositivo.