Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Entenda o que muda nas linhas da CPTM na estação Palmeiras-Barra Funda

Transformação da estação em um novo hub central do transporte sobre trilhos faz parte dos esforços para melhorar a fluidez da operação

Por Agência SP
24 ago 2025, 12h09
estacao-barra-funda
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Usuários das linhas 11-Coral, 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM terão, a partir desta semana, a estação Palmeiras-Barra Funda como ponto central do transporte público sobre trilhos em São Paulo. As mudanças começam nesta segunda-feira (25), quando a Linha 11-Coral passa a operar em regime assistido até a Barra Funda, nos horários de vale (das 8h às 15h30 e das 20h à 0h).

Já a partir de quinta-feira (28), as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa também passam a ter a Barra Funda como terminal de desembarque. Com isso, todos os passageiros que utilizam as linhas Rubi e Turquesa deverão desembarcar na estação. Quem seguir sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra fará a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6, em um processo que garante mais segurança, eficiência e comodidade.

As mudanças transformam a estação Palmeiras-Barra Funda em um hub ferroviário da capital. Além dessas linhas e do Expresso Aeroporto, a estação também conecta a Linha 3-Vermelha do Metrô, a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos e terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, além de estar próxima a universidades, casas de shows e equipamentos culturais.

Nos últimos meses, a CPTM também reduziu os intervalos médios das linhas 12-Safira, 13-Jade e do Expresso Linha 10.

Na Linha 12-Safira, foi retirado o loop interno e implantada a circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. Já na Linha 13-Jade, o intervalo passou a ser de 10 minutos no mesmo período, ampliando a oferta de lugares. No Expresso Linha 10, que conecta as estações Santo André e Tamanduateí nos horários de pico da manhã e da tarde, os trens circulam agora a cada 20 minutos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês