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Dia dos Professores: saiba qual o perfil dos educadores da rede pública de SP

Pesquisa também revelou os nomes mais comuns daqueles que estão a frente das salas de aulas: Maria, José, Ana e Paulo. 

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 out 2025, 12h34 - Publicado em 15 out 2025, 10h18
Professor escrevendo na lousa com a turma cheia
O Dia dos Professores é comemorada no dia 15 de outubro (Arquivo/Agência Brasil/Reprodução)
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Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia dos Professores. Em celebração, a Secretária da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) traçou um perfil dos profissionais do estado. A pesquisa revelou os nomes mais comuns daqueles que estão a frente das salas de aulas: Maria, José, Ana e Paulo. 

De acordo com a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, a faixa etária predominante é de 40 a 49 anos (33,6%), sendo a maioria mulher (70,5%). Outro dado apontado pela Seduc-SP é que são 44.241 docentes mulheres e 6.411 professores homens à frente das turmas de crianças, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

“Entre todas as disciplinas lecionadas na rede estadual de ensino, professores de matemática são a maioria, com 27.997 docentes, seguido de língua portuguesa, com 27.455 profissionais. Na sequência, estão história e geografia, com 18.255 e 16.856 docentes”, explicam.

Formação e origem dos docentes

O perfil mostra que 52.295 professores possuem especialização, outros 5.388 têm mestrado e 1.309 concluíram doutorado. 

Na autodeclaração de cor ou raça, 128.069 se identificam como brancos, 29.799 como pardos, 12.542 como pretos, 843 como amarelos e 439 como indígenas. A rede também conta com 40 professores atuando em escolas quilombolas.

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Sobre a origem dos docentes, a pesquisa aponta que a maioria nasceu no estado de São Paulo (142.118). Outros estados com número elevado: Minas Gerais, com 6.135, Bahia, com 5.152, Paraná, com 4.694 deles, e Pernambuco, com 2.850 professores.

Em relação a outros países, a rede estadual de ensino recebe parte deles nos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Seduc-SP. Portugal (27), Japão (24), Chile (19), Argentina (14) e Angola (12) são os principais representantes.

 

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