Continua após publicidade

MAM faz retrospectiva ‘Dez anos do Clube da Fotografia’

Sala Paulo Figueiredo reúne 55 imagens feitas ou reimpressas ao longo da década

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h40 - Publicado em 30 jul 2010, 22h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Criado em 2000 com o intuito de fortalecer o acervo do Museu de Arte Moderna e de incentivar o colecionismo, além de contribuir para a expansão da produção nacional, o Clube de Fotografia do MAM ganha uma retrospectiva de sua trajetória. Podem ser apreciadas na Sala Paulo Figueiredo todas as 55 imagens feitas ou reimpressas ao longo da década. Coube ao curador Eder Chiodetto organizá-las em cinco eixos temáticos: ‘Identidade nacional’, ‘Documental imaginário’, ‘Limites/ Metalinguagem’, ‘Vanguardas históricas’ e ‘Retrato/Autorretrato’. Atualmente, as 100 vagas disponíveis para associados estão ocupadas — a lista de espera chega a cinquenta pessoas. Ao custo anual de 3 000 reais, os membros do clube recebem cinco obras por ano. 

    Publicidade

    Precursores vanguardistas constam na seleção, caso de German Lorca, Thomaz Farkas e Boris Kossoy. A realidade social do país — sobretudo a situação dos índios, a herança escravagista e o crescimento das metrópoles — sobressai nos registros de Claudia Andujar e Walter Firmo. Contemporâneos apostam em uma pegada menos documental e em técnicas de montagem. Não à toa, é possível encontrar nomes de outras áreas revelando talento com a câmera. Entre eles estão o cineasta Cao Guimarães e a pintora Adriana Varejão, cuja fotografia de um boteco do Rio de Janeiro remete à investigação dos espaços vazios em seus óleos.

    AVALIAÇÃO ✪✪✪

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.