Continua após publicidade

Salão do Automóvel: de olho nos próximos 50 anos

Após celebrar seu cinquentenário em 2010, evento aposta na interação com o público para se tornar um dos cinco maiores do mundo

Por Jéssika Torrezan
Atualizado em 14 Maio 2024, 11h05 - Publicado em 2 dez 2011, 23h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há meio século, os aficionados de carros em São Paulo têm destino certo a cada dois anos: o Salão Internacional do Automóvel. Responsável por apresentar as tendências e os objetos de desejo há gerações, o evento levou 750.000 pessoas ao Anhembi no ano passado. A 27ª edição, em outubro de 2012, promete maior interação entre público e expositores. “A meta é transformá-lo em um dos cinco melhores do mundo. Para isso, queremos propiciar um experiência única aos visitantes”, conta Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, responsável pela feira. Comuns em eventos internacionais, mas ainda não praticados por aqui, os test-drives podem ser a novidade, se houver espaço.

    Publicidade

    + São Paulo, a cidade do motor

    + Os rachas memoráveis na capital

    + Campanhas transformam carros em ícones de consumo

    O Anhembi, aliás, ficou pequeno já há alguns anos, e os organizadores reivindicam uma estrutura mais moderna. Da Vera afirma que o empreendimento tem capacidade para crescer 50% em número de visitantes se migrar para um local maior. Existe na Câmara Municipal um projeto para a construção de uma área de eventos onde seria construído um estádio em Pirituba. Se aprovado, o Salão pode ganhar casa nova.

    Publicidade

    Além dos carros…

    Continua após a publicidade

    Não são só Ferraris e Lamborghinis que atraem os visitantes: as recepcionistas também chamam atenção nos estandes. E sorrir não é a única exigência para as garotas. “Recebemos treinamento para falar sobre os veículos. É um trabalho duro, são horas em pé, de salto alto”, diz a promotora Ananda Hausmann, há cinco anos na área. Além disso, é preciso saber driblar as cantadas — incessantes — do público masculino. “A mais comum é perguntarem se a modelo vem junto com o carro”, afirma. Uma recepcionista recebe entre 200 e 250 reais por dia no Salão. “A maioria dos estandes exige o que chamamos de promotora AA: mais de 1,75 metro, manequim 36 ou 38, bonita e simpática”, conta André Barion, da Barion Eventos, que enviou 180 profissionais para a última edição. Quem dá a palavra final sobre as escolhidas são os clientes. “A concorrência é grande, porque o Salão é uma vitrine para as modelos”, diz Fernanda Lacerda, coordenadora de casting da Opção X Eventos, que possui mais de 30.000 profissionais cadastrados.

    Belas mulheres ao lado das máquinas: uma das receitas do sucesso
    Belas mulheres ao lado das máquinas: uma das receitas do sucesso ()

    112 MILHÕES de reais é a estimativa de valores movimentados por turistas que visitam o evento

    15.000 empregos diretos e indiretos são criados

    Publicidade

    980.000 foi o recorde de visitantes, em 1978

    Continua após a publicidade

     

    OS DESTAQUES DE CADA ANO

    Publicidade

    1960 – Aero-Willys, DKW, Rural e Kombi

    1961 – Willys Interlagos, Simca Chambord e Volkswagen 1.2

    Publicidade

    1962 – Aero-Willys 2600, Karmann-Guia, Jangada e Bandeirante

    Continua após a publicidade

    1964 – DKW-Vemag, Aero-Willys 65 e Veraneio

    Publicidade

    1966 Itamaraty Executivo (imagem abaixo), Ford Galaxie e Puma

    1966 – Itamaraty Executivo, Ford Galaxie e Puma
    1966 – Itamaraty Executivo, Ford Galaxie e Puma ()

    1968 – Corcel, Galaxie, Opala e Volkswagen Sedan

    1970 – Alfa Romeo 2150, Corcel GT, Landau, Variant e Dodge Charger

    Continua após a publicidade

    1972 – Maverick e Puma GTB

    1974 – Passat, Fusca 1.6, Caravan e Itaipu

    1976 – Fiat 147

    1978 – Diplomata, Chevette e Brasília

    1981 – Gol, Voyage, Saveiro e Del Rey

    Continua após a publicidade

    1983 – Santana

    1984 – Fiat Uno e Gurgel Carajás

    1986 – BMW 735, Ferrari 328 e Porsche 911

    1988 – Gol GTI, Veraneio e Parati 1.8

    1990 – Monza

    1992 – Saab 900, Suprema e Tempra

    1994 – Uno Mille, Astra, Ford Ranger, Fiesta, Mondeo, Audi A8 e Kia Sportage

    1996 – Corsa Wagon, Palio Weekend e Ka

    1998 – Citroën Xsara, Classe A, Freelander, Peugeot 206, Brava, Corolla e New Beetle

    2000 – Chrysler PT Cruiser, Ford Focus, Volvo S60 e Bora

    2002 – Cayenne, Accord, EcoSport, Honda Fit e Citroën C3

    2004 – Polo Sedan, Meriva e Ferrari 612 Scaglietti

    2006 – Chevrolet Camaro, Jaguar XK e Mégane Cabrio

    2008 – Pagani Zonda

    2010 – Camaro, Ford Edge, Jac J6, Audi A1, Peugeot 3008, Volkswagen Jetta e Fiat Bravo

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.