Continua após publicidade

Dá para ter jogo de Copa do Mundo aqui?

Além do Itaquerão, outras obras essenciais para São Paulo sediar a partida de abertura mal saíram do papel

Por Daniel Salles
Atualizado em 1 jun 2017, 18h30 - Publicado em 9 jul 2011, 00h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Escolhido em outubro de 2007 como anfitrião da próxima Copa do Mundo, o Brasil tinha, à época, sete anos pela frente para adaptar seus estádios aos padrões internacionais e resolver os problemas de infraestrutura mais graves, como o caos aéreo e as estradas em petição de miséria. Não é mais surpresa para ninguém: passados quase quatro anos, pouco foi feito nas cidades-sede.

    Publicidade

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    + Novo trecho do Rodoanel faz sumir o equivalente a 160 campos de futebol

    + Vai conferir os jogos da Copa? Saiba onde comer nas principais cidades

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Candidata natural a receber alguns dos jogos mais importantes, São Paulo é um dos casos mais dramáticos. Destinada em tese à abertura da competição, a futura arena do Corinthians, apelidada de Itaquerão, na Zona Leste, ainda não passou da fase de terraplanagem. O início da perfuração das fundações está previsto para agosto — e sua conclusão, segundo especialistas em infraestrutura, só acontecerá, na melhor das hipóteses, em abril de 2014, a dois meses do início do torneio.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    O cronograma apertado não é o único empecilho. Falta ainda definir de onde virá o dinheiro para pagar a conta da obra, estimada em cerca de 800 milhões de reais. Até a última quinta-feira, o Corinthians negociava com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e instituições financeiras privadas a obtenção de empréstimos para cobrir boa parte do valor — a Odebrecht, empreiteira responsável pela construção, também poderá arcar com uma parte.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Na sexta anterior (1º), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que autoriza o abatimento de 50% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de 60% do ISS (Imposto sobre Serviços) do futuro estádio. Somados, os incentivos podem chegar a 420 milhões de reais. Proposta pelo prefeito Gilberto Kassab, a medida só foi votada após a inclusão de um artigo que garante sua anulação caso a arena não seja escolhida para a partida de abertura — o fato de a Fifa ter adiado essa decisão para outubro, quando o imbróglio do clube, em tese, deverá estar resolvido, parece ser mais que simples coincidência.

    Continua após a publicidade

    Enquanto isso, capitais como Brasília e Belo Horizonte se candidatam nos bastidores a sediar o pontapé inicial do torneio. “Na absurda hipótese de não sermos escolhidos, poderemos fazer pequenas adequações no projeto, como desistir das duas arquibancadas provisórias que ampliarão sua capacidade de 48.000 para 68.000 pessoas”, afirma Luís Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians.

    Publicidade

    + Guia de futebol para mulheres

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Não ter um palco à altura do maior evento esportivo do planeta é apenas um dos atuais desafios da cidade. Inicialmente prometido para o fim de 2012, o terceiro terminal do Aeroporto de Guarulhos foi adiado para novembro de 2013. Seu projeto nem sequer está finalizado. A ampliação é crucial não só para a metrópole, mas para todo o país — é por ali que a maioria dos turistas vai desembarcar durante o Mundial.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Hoje com capacidade para 20,5 milhões de passageiros por ano, o aeroporto recebeu 6 milhões a mais em 2010. A construção do novo terminal, atrelada a outras melhorias, como a revitalização de pistas, tudo orçado em 1,2 bilhão de reais, permitirá o fluxo anual de 58 milhões de viajantes.

    Reestruturação viária na Zona Leste - Copa do Mundo - 2225
    Reestruturação viária na Zona Leste – Copa do Mundo – 2225 ()
    Continua após a publicidade

    A reestruturação viária do entorno do Itaquerão, anunciada em abril e atualmente em processo de licitação, também corre riscos de atrasar. Lá serão criadas vias e alças de acesso entre as avenidas mais importantes da região, como Miguel Inácio Curi e Jacu-Pêssego. A reformulação do acesso à estação local do metrô está igualmente prevista. “Essas intervenções terminam em junho de 2013. Portanto, estamos dentro do cronograma”, diz Emanuel Fernandes, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e chefe do Comitê Paulista da Copa.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Nem todos partilham de seu otimismo. “Desconheço obra de engenharia no país que não tenha sofrido alguma paralisação ao longo do processo de construção”, diz Paulo Resende, coordenador do núcleo de infraestrutura da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte. “As da Copa serão as pioneiras? Estamos perdendo a oportunidade de usar o Mundial para acelerar a resolução de alguns dos problemas crônicos de nossas grandes cidades.”

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Muito atrasado

    Construção do Itaquerão

    O que ainda falta fazer: praticamente tudo, inclusive definir quem arcará com os custos do futuro estádio do Corinthians

    Continua após a publicidade

    Estágio atual: terraplanagem

    Previsão de entrega: abril de 2014

    Custo previsto: 800 milhões de reais

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Atrasado

    Ampliação do Aeroporto de Cumbica

    Continua após a publicidade

    O que ainda falta fazer: revitalizar pistas e pátios, melhorar o setor de táxis e erguer um terceiro terminal de passageiros

    Estágio atual: as obras de melhoria estão sendo tocadas, mas o projeto do novo terminal nem sequer foi finalizado

    Previsão de entrega: novembro de 2013

    Custo previsto: 1,2 bilhão de reais

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Corre o risco de atrasar

    Continua após a publicidade

    Reestruturação viária na Zona Leste

    O que precisa ser feito: construir alças de acesso e novas vias entre avenidas que margeiam a arena que sediará os jogos, como Miguel Inácio Curi e Jacu-Pêssego, e reformular o acesso à estação local do metrô

    Estágio atual: em processo de licitação

    Previsão de entrega: junho de 2013

    Custo previsto: 478 milhões de reais

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.