Os melhores bairros para alugar apartamento na capital
Levantamento cria coeficiente entre valores de aluguel, condomínio e IPTU desse tipo de residência em São Paulo

Um levantamento da administradora LAR.APP apontou os bairros de São Paulo com os melhores e piores coeficientes de saúde administrativa de condomínios. Trata-se de um cruzamento dos valores de IPTU, aluguel anual por metro quadrado e condomínio anual por metro quadrado de 9 000 apartamentos localizados em 204 bairros da capital, com objetivo de encontrar as regiões onde a gestão condominial é mais competente por aqui.
Segundo a pesquisa, os dez melhores bairros em termos de custo benefício de valores de aluguel, condomínio e IPTU são: Chácara Inglesa, Cidade Jardim, Liberdade, Sumaré, Vila Clementino, Vila Suzana, Jardim Anália Franco, Alto da Boa Vista, Vila Cruzeiro e Santa Cecília.
Já na ponta oposta estão Vila Gumercindo, Mirandópolis, Santana, Mooca, Alto da Lapa, Pompeia, Jabaquara, Jardim América, Jardins e Jaguaré. “Quanto menor o valor do coeficiente, melhor. Quer dizer que o custo-benefício do local está mais atraente”, diz Rafael Lauand, sócio-fundador da LAR.APP e responsável pelo levantamento.
Os dados foram coletados por meio de anúncios de compra, venda e aluguel de imóveis. Ali, foram levantadas informações como metragem do apartamento, valor de aluguel, preço de venda, valor do condomínio, CEP, endereço, metragem do condomínio, valor do IPTU, entre outros.
Das 9 000 moradias apuradas inicialmente, cerca de 5 500 tinham informações suficientes para serem utilizadas na pesquisa. Por uma questão de relevância de amostragem, só foram citados bairros com pelo menos dez imóveis analisados.
Confira os dados completos:


