Continua após publicidade

Após confronto, região central começa a voltar ao normal

Reintegração de posse em hotel no centro terminou em conflito entre PMs e invasores na manhã desta terça-feira (16). Ao menos 80 pessoas foram levadas ao 3º DP

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 14h05 - Publicado em 16 set 2014, 14h53

Uma ação de reintegração de posse de um hotel invadido transformou as ruas do centro da capital em um campo de batalha na manhã desta terça-feira (16). Policiais militares e invasores entraram em conflito, o que causou corre-corre e levou comerciantes a fecharem seus estabelecimentos – três lojas foram invadidas e saqueadas. Um ônibus foi incendiado, travando o trânsito no local. Ao menos 80 pessoas foram encaminhadas para o 3º DP, onde foram notificadas por invasão e danos. 

+ Confronto no centro: manifestantes queimam ônibus e tentam saquear lojas

No começo da tarde, a situação começou a voltar ao normal. Por volta das 13 horas, as avenidas São João e Ipiranga passaram a ter o tráfego liberado e algumas lojas também levantaram suas portas. Há ainda muitos policiais na região.

De acordo com a PM, o confronto começou quando manifestantes se recusaram a deixar o hotel invadido e jogaram pedras e objetos contra os policiais, que revidaram com bombas de efeito moral. Até mesmo um sofá foi jogado do prédio, ocupado por aproximadamente 200 famílias. Segundo o comandante do Choque, o coronel Nevaldo Cesar Restivo, vândalos saquearam uma loja da Vivo e uma da Oi. Os criminosos também tentaram invadir um McDonalds.

Continua após a publicidade

 

Mulher é morta durante assalto na frente dos filhos na Zona Oeste

Alguns manifestantes que usavam máscaras atearam fogo a um coletivo em frente a o Theatro Municipal, espalhando pânico pela região. Uma mulher foi detida sob suspeita de incendiar o veículo. A Companhia de Engenharia de Tráfego precisou bloquear algumas ruas do centro, como os cruzamentos enter a Avenida São Luís e as Ruas da Consolação e Xavier de Toledo. 

Continua após a publicidade

Invasão

A Secretaria de Segurança Pública informou que a juíza da 25ª Vara Cível do Foro Central, Maria Fernanda Belli, determinou a reintegração de posse para o proprietário do imóvel, que pertence a empresa Aquarius Hotel Limitada. O prédio de 20 andares está ocupado há seis meses pelo coletivo da Frente de Luta por Moradia (FML). De acordo com a PM, um acordo chegou a ser firmado, mas líderes cobraram caminhões para realizar a mudança. 

+ Confira as últimas notícias da cidade

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a SSP, esta é a terceira tentativa de fazer a reintegração de posse do edifício. A primeira aconteceu no dia 11 de junho, mas a ação foi cancelada, pois o proprietário do imóvel não encaminhou ao local caminhões e carregadores para o transporte. Já no dia 27 de agosto os oficiais de Justiça avaliaram que as condições não eram adequadas. (Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.