Continua após publicidade

Confira como está o nível do Sistema Cantareira neste sábado (15)

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), a capacidade de armazenamento está em estado de alerta

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 set 2018, 15h31 - Publicado em 15 set 2018, 15h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Sistema Cantareira opera com 35% de sua capacidade neste sábado (15), de acordo com a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp).

    Publicidade

    Desde o final de julho, o reservatório entrou em estado de alerta quando o armazenamento ficou abaixo de 40%. Na ocasião, os paulistanos enfrentaram o terceiro período de seca mais longo desde 1995.

    Publicidade

    Nessa situação, a quantidade de água que a Sabesp pode retirar do manancial é reduzida de 31 000 litros por segundo para 27 000 litros por segundo.

    Os outros sistemas que abastecem o estado estão operando em níveis variados. O Alto Tietê está com 47,4%, Guarapiranga 51%, Alto Cotia 45,7%, Rio Grande 77,1% e Rio Claro com 43,1%.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Entre 2014 e 2016, o Cantareira viveu sua pior estiagem e deixou o abastecimento de São Paulo à beira do colapso. Após a crise hídrica, o sistema registrou seu maior nível de capacidade sem o uso do chamado volume morto — a água localizada abaixo das estruturas de operação dos reservatórios e acessíveis apenas por bombeamento — em 15 de junho de 2017, quando este chegou a 68%.

    Para que a crise não se repita, a Sabesp investiu 7 bilhões de reais em 34 grandes obras e realizou mais de 1 000 intervenções de pequeno e médio portes. As duas instalações mais importantes começaram a operar entre abril e maio deste ano. Trata-se do Sistema São Lourenço e da interligação Jaguari-Atibainha, situada na bacia do Rio Paraíba do Sul.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.