Ciclone em SP: vendaval deixa mais de 1,5 milhão sem luz e cancela voos
Rajadas de vento de quase 100 km/h derrubaram árvores e provocaram queda de energia. Aeroportos tiveram filas e passageiros dormindo nos bancos
Mais de 1,5 milhão de imóveis na Grande São Paulo ainda estavam sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (11) após um vendaval histórico que atingiu a capital e região metropolitana na quarta (10).
A ventania, causada por um ciclone extratropical, registrou rajadas de vento que ultrapassaram os 90 km/h em São Paulo, e chegaram a incríveis 96,3 km/h no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.
Meteorologistas classificaram o evento como inédito, pela intensidade dos ventos sem a presença de chuva ou temporais. O resultado é um rastro de caos: além dos paulistanos às escuras, a Defesa Civil registrou 1 327 chamados para quedas de árvores só na capital e Grande SP.
Aeroportos caóticos e hospitais afetados
O impacto foi sentido de forma dura nos aeroportos da cidade. Juntos, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto de Congonhas já somam 344 voos cancelados entre quarta e esta quinta-feira.
Desde ontem, há filas nos balcões das companhias aéreas. Alguns passageiros, sem ter para onde ir ou previsão de embarque, passaram a noite nos bancos de Congonhas, que registrou 31 chegadas e 15 partidas em atraso ou canceladas, nesta manhã. Os reflexos dos cancelamentos se espalharam e são sentidos em aeroportos do Rio de Janeiro e Brasília.
A destruição na cidade incluiu ainda o fechamento de parques e até o cancelamento de consultas em hospitais por causa dos danos.
Feridos por quedas
O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer ao menos quatro vítimas com ferimentos leves em ocorrências relacionadas à queda de árvores e galhos.
Na Avenida Inajar de Souza, na Cachoeirinha (Zona Norte), um homem de 19 anos foi atingido por uma árvore e sofreu ferimentos e escoriações leves.
Em Santana, uma mulher de 40 anos foi atingida por um galho dentro de uma escola e teve escoriações leves.
Na Lapa, uma árvore caiu sobre um veículo com dois ocupantes. Uma vítima precisou ser socorrida com dores de cabeça, e a outra recusou atendimento.
Na República, uma idosa foi atingida na cabeça por uma árvore e sofreu ferimentos na perna, sendo socorrida em seguida.
Parque do Ibirapuera
De acordo com a Urbia, o parque reabriu hoje, às 12h, após reavaliação técnica. Algumas áreas, no entanto, permanecerão temporariamente isoladas, para ajustes operacionais e inspeções adicionais, garantindo a segurança dos visitantes, colaboradores e parceiros.
As áreas isoladas temporariamente do Ibirapuera são:
Pista de cooper — isolamento no trecho entre os Portões 5 e 6
Cachorródromo
Playground
Quiosque 3 Corações
Reta do Sena (isolamento parcial)
Área de piquenique
Área do Natal
Os demais parques urbanos gerenciados pela Urbia também reabriram ao meio-dia. São eles: Eucaliptos, Jardim Felicidade, Lajeado, Tenente Faria Lima e Jacintho Alberto.
Francisco Bosco: “Há uma confusão entre a crítica ao machismo e a crítica aos homens”
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Minhocão recebe desfile de balões gigantes no sábado
30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e os amigos
Vendaval causa cancelamentos e alterações em voos em Congonhas em SP





