Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Chuvas já provocaram mais de 770 quedas de árvores na cidade em 2021

Serviço de remoção de árvores que caíram na cidade pode ser solicitado pela central de atendimento 156, da prefeitura

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 7 fev 2021, 17h53 - Publicado em 6 fev 2021, 17h01

As chuvas de verão já causaram a queda de 776 árvores na cidade de São Paulo em 2021, segundo a prefeitura da capital.

A última queda aconteceu nesta sexta-feira (5) na rua Bernardo Sanches, no Morumbi, Zona Sul. A árvore de cerca de 30 metros caiu em cima de três residências, que foram interditadas pela Defesa Civil. Segundo os moradores, a árvore estava com cupim e a poda vem sendo solicitada à Prefeitura de São Paulo há 10 anos. As informações são do G1.

Mais de 19 horas depois do acidente, a rua continuava interditada até o começo da tarde deste sábado (6) e os moradores continuavam sem energia elétrica, já que a rede de energia também foi atingida.

Assine a Vejinha a partir de 6,90

Apesar da interdição pela Defesa Civil, os moradores dessas três casas não precisaram de acolhimento emergencial. A Subprefeitura do Butantã informou que, por se tratar de uma árvore de grande porte, o serviço de remoção deve ser finalizado até o fim da tarde deste sábado.

Uma equipe da Enel continua trabalhando no local para tentar reestabelecer a energia na vizinhança.

Segundo a prefeitura, o serviço de remoção de árvores que caíram na cidade pode ser solicitado através da central de atendimento 156. Outra alternativa é acionar a Defesa Civil ou o Corpo de bombeiros.

Em nota,  Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Butantã, informa que não há registros de solicitações referente à poda de árvore na Rua Bernardo Sanches, altura do número 230. “No entanto, há dois registros de solicitações recentes para a mesma rua nos números 184 e 195, um realizado na segunda quinzena de janeiro e outro realizado no início deste mês. Ambas as solicitações estão no prazo para o atendimento do serviço”, diz a nota.

Em janeiro de 2017 o prazo para poda de árvore demorava 507 dias para ser atendido. Em dezembro de 2020 o prazo caiu 94%, atingindo 31 dias. Entre janeiro e dezembro de 2020, a Secretaria Municipal das Subprefeituras podou 174 361 árvores e removeu 13 762. Somente na região do Butantã, no mesmo período, 3 870 árvores foram podadas e outras 444 removidas.

Os munícipes podem fazer a solicitação para manejo em árvores nos canais de atendimento 156 (telefone, site e aplicativo iPhone e Android) e nas praças de atendimento das subprefeituras.

Continua após a publicidade

Publicidade