Chuvas da Bahia devem chegar à capital nesta quarta (29)
Corredor de umidade afetará região Sudeste com chuvas intensas e prolongadas
As fortes chuvas que assolaram parte da Bahia nas últimas semanas devem chegar à capital paulista nesta quarta (29). O corredor de umidade que atingiu o estado do Nordeste desloca-se para o Sudeste e afetará São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro por até dez dias.
Chamado de zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), este sistema que se forma durante o verão liga o sul da Amazônia à porção sul do Atlântico, com uma faixa nebulosa de nuvens carregadas, gerando temporais que podem durar dias. Segundo alerta divulgado pela MetSul Meteorologia, esta onda formada na Amazônia atuará de sete a dez dias na região, com índices pluviométricos que podem bater 400 milímetros em alguns pontos, segundo o sistema de medição GFS.
++ Paraisópolis envia 20 toneladas de alimentos para a Bahia após enchentes
Há riscos de inundações repentinas e deslizamento de terras em toda a área afetada. O estado de Minas Gerais será o mais atingido, com altos índices de chuva para a virada em Belo Horizonte. Na capital paulista, o Climatempo indica previsão de 80% de chance de chuvas hoje (29) e 90% até dia 2.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais