Cerca de 1,5 milhão de pontos em SP estão sem energia, segundo a Enel
A capital paulista está sendo atingida por rajadas de vento que superam os 70 km/h; foram 514 chamados para quedas de árvores segundo o Corpo de Bombeiros
De acordo com o Mapa Falta de Luz da Enel, cerca de 1,47 milhão de clientes estão com o serviço interrompido, na capital paulista. Esse número representa um quarto de todos os pontos abastecidos pela Enel em São Paulo. A última atualização do dado foi às 17h desta quarta-feira (10).
A velocidade dos ventos chegou a 98 km/h, segundo a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros registrou 514 chamados para quedas de árvores, na capital e na Região Metropolitana de São Paulo, nas 12h primeiras horas desta quarta.
Por meio de nota, a Enel informou que a área de concessão foi afetada pelas rajadas de vento desde a madrugada, com a entrada de um ciclone extratropical pelo Sul do País.
“Por causa dos ventos, em alguns pontos a rede elétrica é atingida por objetos e galhos, o que prejudica o fornecimento, além da queda de árvores. A distribuidora mobilizou e reforçou antecipadamente seu quadro em campo e, ao longo do dia, 1.300 equipes atuam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 2 milhões de clientes”, diz o comunicado.
Abastecimento de água
A Sabesp informou que o abastecimento de parte da capital foi afetado pelas quedas de energia durante as chuvas e vendavais nos últimos dias. Com a falta de eletricidade, o bombeamento de água para as residências é impactado.
Na cidade de São Paulo, as regiões afetadas foram: Americanópolis, Morumbi, Parelheiros, Parque do Carmo, Sacomã, Tucuruvi, Vila Clara, Vila Formosa, Vila Mariana e Vila Romana. A Sabesp pontua que os bairros próximos a essas regiões também podem ter sido afetados, já que são os mesmos reservatórios que atendem ambas as áreas.
Estado de alerta
A cidade está em alerta para condições temporais severas entre terça (9) e quinta-feira (11), de acordo com a Defesa Civil. Nesta quarta-feira (10), as rajadas de vento ultrapassam os 70 km/h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo.
Além dos vendavais, há a possibilidade de chuva forte, granizo e raios. Esse tempo é resultado da formação de um ciclone extratropical no Sul do país, que deve atingir todo o estado paulista.
Cuidados necessários
A prefeitura de São Paulo publicou uma série de recomendações para a segurança da população diante dos vendavais.
Se estiver em casa:
- Feche as portas, janelas e persianas;
- Retire objetos de varandas e quintais que possam ser arremessados pelo vento, e
- Desligue aparelhos elétricos da tomadas para evitar prejuízos.
Se estiver na rua:
- Não se abrigue debaixo de árvores;
- Procure um lugar seguro e fechado, como um prédio, e
- Fique longe de placas, andaimes e qualquer outra estrutura que possa cair.
Atenção com fios e árvores:
- Não estacione perto de torres de transmissão;
- Mantenha distância de árvores e fiação elétrica, e
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos
Após o vento:
- Cuidado com fios elétricos caídos;
- Atenção com galhos e destroços nas ruas e calçadas, e
- Não se aproxime de árvores caídas e frio rompidos.
Francisco Bosco: “Há uma confusão entre a crítica ao machismo e a crítica aos homens”
Minhocão recebe desfile de balões gigantes no sábado
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e os amigos
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?





