Continua após publicidade

Cenouras excedentes como brinde de Páscoa revoltam estudantes no Rio

No lugar de ovos de chocolate, prefeitura de Duque de Caxias distribuiu hortaliças com uma receita de bolo. Secretária de Educação foi afastada após o caso

Por Estadão Conteúdo
27 mar 2018, 15h33
 (Reprodução/Facebook/Bangu Ao Vivo/Veja SP)
Continua após publicidade

A distribuição de cenouras às vésperas da Páscoa para alunos da rede municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, chamou a atenção da população. No lugar de ovos de chocolate, estudantes receberam uma embalagem com o legume e uma receita de bolo. Pais lamentaram a iniciativa das escolas municipais, que ocorreu para evitar o desperdício do alimento comprado em excesso.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação em Duque de Caxias afirmou que houve uma compra em excesso de cenouras, normalmente usadas na alimentação dos alunos. E que, então, teria se decidido pela distribuição como “brinde” de Páscoa. Para Marcos Lord, diretor do sindicato, essa seria apenas uma forma de mascarar um problema mais sério.

“Como a prefeitura não tem gestão para fazer acompanhamento correto da compra? Essa compra em excesso já mostra um problema de gestão. O município ainda não concluiu a folha de pagamento de fevereiro, pagou apenas 30% dos aposentados, não tem uma previsão para o pagamento do 13º salário e tem cooperativados com salários em atraso. Estamos perto da Páscoa e a folha de pagamento de fevereiro ainda não foi concluída e não há data definida para o recebimento”, disse Lord.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias explicou houve um equívoco no pedido feito pela nutricionista responsável à agricultura familiar. Ela já foi afastada do cargo. 

A pasta reforçou que não houve prejuízo financeiro. Para evitar o desperdício do alimento, a secretaria, em conjunto com o Conselho de Alimentação Municipal, decidiu optar pela distribuição das cenouras às crianças. A secretaria lamentou o ocorrido, mas disse que todos os alimentos estavam aptos para o consumo.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Duque de Caxias disse que tanto a compra em quantidade desnecessária, quanto a decisão pela distribuição de cenouras aos estudantes da rede municipal de ensino, na última semana, aconteceram sem o conhecimento do prefeito Washington Reis e foram decididas de maneira aleatória pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação.

“Uma sindicância administrativa já está em andamento para verificar as condições em que a compra indevida aconteceu e apurar as responsabilidades. Sendo constatadas irregularidades, todos os responsáveis serão demitidos e terão que ressarcir os cofres públicos sobre os valores gastos na aquisição do gênero em excesso”, ressaltou a nota.

“A prefeitura lamenta e pede desculpas ao povo de Duque de Caxias – em especial aos 80 000 estudantes e suas famílias.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.