CASACOR reforma moradia de apenas 7,30m² na Zona Sul
O entregador Wallece Gonzaga de Souza, de 33 anos, vivia em um cômodo com um banheiro improvisado e sem chuveiro
Pela primeira vez, a CASACOR São Paulo exibe, além dos espaços montados no Conjunto Nacional, um ambiente de habitação real, construído no Jardim Colombo, na Zona Sul de São Paulo. Com pouco mais de 10 m², a Casa do Wallece, 70º ambiente da mostra, é resultado de um grande reforma na moradia de Wallece Gonzaga de Souza, entregador de 33 anos que vivia em um cômodo de apenas 7,30m2, com um banheiro improvisado e sem chuveiro.
A nova residência foi ampliada, chegando a 10,50 m2, e agora conta com um mezanino, uma horta vertical e um banheiro completo. O espaço ganhou também mais personalidade com duas obras do artista local Júlio Jesus em grafite.
A responsável pelo projeto de arquitetura social é a arquiteta e ativista Ester Carro, moradora do bairro e presidente do Fazendinhando, instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua na região.
Além de recuperar áreas abandonadas, o instituto oferece cursos de formação na construção civil para mulheres da comunidade e reformado moradias do bairro. Desde 2020, a instituição conta com o apoio da CASACOR São Paulo, que fornece insumos para a concretização dessas ações, incluindo materiais e objetos remanescentes das edições anteriores.
A Casa do Wallece estará aberta a visitações até o final da mostra, em 28 de julho – sempre às quintas e sextas-feiras – organizadas pela CASACOR e pelo Instituto Fazendinhando, com pré-agendamento nos canais digitais do evento.