Continua após publicidade

Programas de auditório recebem caravanas do Facebook

Redes sociais são as novas ferramentas para lotar atrações do gênero

Por Nathalia Zaccaro
Atualizado em 12 nov 2018, 18h11 - Publicado em 9 jun 2012, 00h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No último dia 31, a caravanista Paula Bueno saiu de sua casa em Perus, na Zona Norte, e percorreu 70 quilômetros até Arujá, cidade vizinha a Guarulhos. Lá, reuniu quarenta estudantes entre 14 e 20 anos para levá-los à gravação de “Astros”, show de calouros do SBT, em Osasco. Há dezesseis anos ela seleciona pessoas para compor a plateia dos principais programas de auditório da TV. É isso que faz uma caravanista.

    Publicidade

    Desde o ano passado, no entanto, seu trabalho de recrutamento ganhou novas ferramentas de apoio: as redes sociais. No caso do grupo de duas semanas atrás, por exemplo, mais da metade dos integrantes foi “fisgada” pelo Facebook. Não à toa, o perfil de Paula no site contabiliza mais de 2.500 amigos cadastrados. “Além de ampliar meu número de contatos, a internet ajudou a baratear minha conta de telefone”, afirma a caravanista, que possui 10.000 seguidores no Twitter.

    Publicidade

    Publicidade

    + RedeTV!: sem motivo para pânico

    + Silvio Santos, o patrão na berlinda

    Publicidade

    Outro profissional do ramo, Danilo Scatena tem mais de 4.000 contatos no microblog. “Toda semana recebo centenas de mensagens de candidatos de várias cidades do país interessados em acompanhar as gravações”, diz ele, responsável por angariar fãs para o “Pânico na Band”. Um ônibus do Rio de Janeiro com cinquenta lugares ocupados para ir ao estúdio no Morumbi chega a render 1.500 reais de lucro. “Sem a ajuda das redes sociais, minha área de atuação ficaria mais restrita e, com isso, meu faturamento seria menor”, conta Scatena, com dez anos de experiência.

    O corre-corre virtual para lotar vans faz parte da rotina de cerca de 500 profissionais na capital. Só o SBT soma quase 200 colaboradores empenhados em ocupar seus estúdios. A emissora recebe mais de 2.000 convidados por semana e disponibiliza aos participantes uma sala de espera, onde são fornecidos lanches e informações — como a proibição ao uso de celular e os momentos adequados para aplaudir durante as gravações.

    Continua após a publicidade

    Na maioria dos casos, os pretendentes às vagas pagam de 10 a 30 reais aos caravanistas. Algumas empresas, como o SBT e a Band, destinam uma comissão de cerca de 200 reais por ônibus aos recrutadores. Entre as duas fontes de rendimento, é possível faturar até 8.000 reais em um único mês.

    Publicidade
    Caravana 2273
    Caravana 2273 ()

    Mesmo com todas as facilidades proporcionadas pelo mundo virtual, o serviço tem seus desafios. “É fácil encher um ônibus para o “Altas Horas” (da Globo). Difícil é convencer cinquenta pessoas a acordar às 6 da manhã para participar do “Quem Fica em Pé, da Band”, diz Elisabete Alves, que reúne 300 pessoas, em média, por semana. Ainda assim, os interessados não são sempre bem-vindos: cada programa tem um perfil bem específico de público. “Ao ‘Viola, Minha Viola’, da TV Cultura, eu só levo pessoas com cerca de 60 anos. Já para ‘O Melhor do Brasil’, da Record, preciso ir em busca de adolescentes”, compara.

    O campeão de preferência é o “Programa Silvio Santos”, do SBT, que aceita apenas mulheres na plateia. “Não existe emoção maior do que pegar dinheiro da mão de Silvio”, afirma a aposentada Marlene Hernandes, de 72 anos, e frequentadora de auditórios há três décadas.

    Publicidade
    Silvio Santos 2273
    Silvio Santos 2273 ()
    Continua após a publicidade

    Além da faixa etária, outros atributos contam na hora de selecionar a galera. “Sempre peço às meninas que venham de salto alto”, diz Paula, que ainda carrega um kit de maquiagem a tiracolo para um retoque de última hora durante o trajeto. “Prezamos a animação e a beleza”, explica Gonçalo Roque, diretor de auditório do SBT.

    + Dez coisas irritantes que o Facebook herdou do Orkut

    + Especialistas em internet dão dicas para usar as redes sociais

    Para cumprir os requisitos, os recrutadores costumam dar uma “fiscalizada” nos álbuns de fotos do… Facebook.

    Publicidade
    Caravana 2273
    Caravana 2273 ()
    Continua após a publicidade

    PARA DENTRO DA TV

    Como participar dos programas de auditório por conta própria

    SBT

    Tel.: 3687-3803

    O mais procurado é o “Programa Silvio Santos”. Outros que fazem sucesso são o “Astros” e o “Programa do Ratinho”. A emissora oferece sanduíche e refrigerante aos participantes.

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    CULTURA

    Tel.: 2182-3222

    “Viola, Minha Viola” e “Sr. Brasil” são os preferidos entre o público em torno de 60 anos. “Manos e Minas” aborda temas como rap e atrai jovens.

    Publicidade

    GLOBO

    Tel.: 4002-2884

    Continua após a publicidade

    O almoço servido ao público está entre os atrativos do “Domingão do Faustão”. Para os programas de Jô Soares e Serginho Groisman, a emissora busca universitários.

    Publicidade

    RECORD

    Tel.: 3300-4715

    O mais desejado é “O Melhor do Brasil”, com Rodrigo Faro. O “Programa do Gugu” atrai público de idade mais avançada e o talk-show de Roberto Justus é o menos disputado.

    Publicidade

    BAND

    Tel.: 3131-4116

    “CQC” e “Pânico” vivem lotados de adolescentes, e o “Quem Fica em Pé?”, com José Luiz Datena, é a escolha entre participantes mais velhos.

    Publicidade

    RedeTV!
    Tel.: 3153-5000

    As apresentações musicais de Hebe Camargo fazem sucesso. Quem gosta de Luciana Gimenez pode encontrá-la no “SuperPop”, gravado ao vivo às segundas-feiras.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.