Capital terá passe livre nos ônibus no 2º turno, decide Prefeitura
Tarifa será gratuita das 6h às 20h; na semana passada, prefeito Ricardo Nunes havia dito que não disponibilizaria gratuidade
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) decidiu disponibilizar ônibus gratuito na cidade de São Paulo neste domingo (30), durante o segundo turno das eleições. O benefício vai começar às 6h da manhã e se estenderá até às 20h.
A decisão foi tomada nesta segunda (24), após reuniões do prefeito com a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), a Rede Nossa São Paulo e a Fundação Tide Setúbal, que articularam um manifesto em prol da gratuidade do passe livre no dia da eleição.
Na semana passada, a vereadora e deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL) ajuizou uma ação contra a Prefeitura pedindo a gratuidade do transporte público municipal no segundo turno. Anteriormente, a gestão municipal havia informado que não disponibilizaria tarifa zero, assim como não o fez no primeiro turno.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que prefeitos e empresas concessionárias podem oferecer transporte público gratuito aos eleitores no dia da eleição, sem que isso enseje qualquer responsabilização futura por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. A decisão cabe à cada prefeitura.