Câmara aprova projeto que coloca ‘sommeliers de vacina’ no final da fila

Projeto segue para aprovação do prefeito; objetivo é impedir escolha de imunizante contra a Covid-19

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h55 - Publicado em 16 jul 2021, 18h20
Imagem mostra enfermeira retirando dose de vacina de frasco com seringa
Vacinação contra a Covid-19. (Governo de São Paulo/Fotos Públicas/Divulgação)
Continua após publicidade

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta sexta-feira (16) em segundo turno um projeto de lei para colocar no final da fila os chamados ‘sommeliers de vacina‘. O PL  441/2021, proposto pelo vereador Carlos Bezerra (PSDB), tem o intuito de combater as pessoas que se recusam a tomar a vacina contra a Covid-19 disponível no posto de saúde por quererem escolher a marca do imunizante que receberão. Agora, o projeto segue para aprovação do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O texto da proposta legislativa diz que “a renúncia ao imunizante motivará a suspensão do direito à vacinação no período regular previsto dentro no cronograma do Plano Municipal de Imunização (PMI) na rede municipal de saúde”. “Aquele que for retirado do cronograma de vacinação por recusa do imunizante será incluído novamente na programação após o término da vacinação dos demais grupos previamente estabelecidos”, completa.

Caso seja referendado pelo prefeito, o projeto estabelece a criação de um termo de recusa que deverá ser assinado por aqueles que rejeitarem o imunizante oferecido nos postos de vacinação. Esse documento será anexado ao cadastro do cidadão na rede municipal de saúde para que a pessoa não possa se vacinar em outro local até a finalização do cronograma.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Ricardo Nunes disse que considera “desnecessária” uma ação mais enérgica contra os ‘sommeliers de vacina’ neste momento. “Não estamos tendo problemas com isso por enquanto. Os casos tem sido pontuais [na cidade]”, disse.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.