Dupla de arquitetos criou a identidade visual do Zoo e do Metrô
Fundado em 1964, escritório Cauduro Martino foi ainda o responsável por uniformizar a sinalização da Avenida Paulista, nos anos 70
Os totens verticais com o nome das ruas transversais à Avenida Paulista e o símbolo do metrô — duas setas apontando para lados opostos — são alguns dos ícones urbanos da capital. Ambos nasceram nas pranchetas do Cauduro Martino, escritório de arquitetura aberto em 1964 que se notabilizou por criar a comunicação visual de muitos espaços públicos e empresas de São Paulo.
O recém-lançado livro Design Total (Cosac Naify, 224 páginas, 89,90 reais), do também arquiteto Celso Longo, conta um pouco dessa trajetória ao analisar cinco projetos desenvolvidos pela empresa entre os anos 60 e 70 — além dos já citados metrô (1967) e Avenida Paulista (1973), inclui o zoológico (a partir de 1972), o Sistema Municipal de Transportes (1974) e o Banespa (1975).
A obra traz 152 ilustrações e fotografias de Cristiano Mascaro e German Lorca. Formados na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1960 e 1962, respectivamente, os sócios João Carlos Cauduro e Ludovico Martino trabalharam juntos por quase cinquenta anos. Em 2011, Martino morreu, deixando o colega sozinho no comando.
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e amigos
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
‘Morra, Amor’: um retrato do caos em um casamento e da solidão materna





