Continua após publicidade

Arquidiocese de SP arquiva investigação contra Padre Júlio Lancellotti

Órgão analisou acusação de conteúdo sexual contra o religioso e concluiu falta de materialidade da denúncia

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jan 2024, 16h26 - Publicado em 23 jan 2024, 19h16
O padre Júlio Lancelotti aparece com avental e fisionomia séria dentro de sua igreja, na Mooca
O padre Júlio Lancelotti (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

A Arquidiocese de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23) o arquivamento do processo investigativo contra o Padre Júlio Lancellotti. A denúncia de conteúdo sexual foi realizada pelo vereador Milton Leite (União Brasil), que acusou o religioso de supostamente aparecer em um vídeo se masturbando.

O material foi entregue para a Cúria Metropolitana de São Paulo nesta segunda-feira (22). Após análise, o órgão eclesiástico concluiu que se trata de um conteúdo divulgado em 2020.

Na ocasião, a Cúria Metropolitana instaurou um processo investigativo e o Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito sobre o caso. O MPSP emitiu um parecer contrário à abertura de uma ação penal por ausência de materialidade e arquivou o processo. 

“A Arquidiocese de São Paulo, não chegando à convicção suficiente sobre a materialidade da denúncia e considerando as conclusões do MPSP, bem como da Justiça Paulista, também decidiu pelo arquivamento e informou a Santa Sé. Distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade, a Cúria Metropolitana de São Paulo permanece atenta a ulteriores elementos de verdade sobre os fatos denunciados”, informou, em nota. 

No começo de janeiro, o Padre Júlio Lancellotti também foi citado como possível investigado em uma CPI para investigar ONGs que atuam na região da Cracolândia. A CPI foi protocolada pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil) com o apoio de 24 vereadores. O padre se manifestou e afirmou que não integra nenhuma ONG e realiza serviços pastorais voltados ao acolhimento da população em situação de rua. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.