Aposentada é enganada por perfil falso de Chris Martin, do Coldplay
A moradora de Atibaia desconfiou do perfil após a notícia de que o cantor está gravemente doente e teve de adiar shows
Uma mulher aposentada, de 61 anos, relata que foi enganada por um perfil falso de Chris Martin, do Coldplay. A moradora de Atibaia, interior de São Paulo, diz que começou a trocar mensagens com o suposto artista há duas semanas e só desconfiou com a notícia, de terça-feira (4), de que o cantor está gravemente doente e a banda teve que adiar os shows no Brasil.
+ Mulher cai em golpe e perde R$ 208 mil achando que namorava Johnny Depp
Tudo começou quando o perfil seguiu a aposentada no Instagram e começou a enviar mensagens fingindo ser o vocalista da banda. Em um primeiro momento, ela duvidou da veracidade da conta, mas começou a acreditar após o usuário enviar fotos de Chris Martin e de uma suposta carteira de habilitação em nome do artista.
A mulher, que é fã do Coldplay, conta que o golpista pediu diversas vezes para que ela enviasse dinheiro, fizesse um empréstimo e pagasse uma passagem de avião para o Brasil, alegando que iria visitá-la em sua casa e fixaria residência no país após a turnê. Ele ainda pediu para que ela comprasse um ingresso para o show em São Paulo, enviasse um vale-presente, comprasse um cartão de fã e uma camiseta da banda. Ela não deu nenhuma quantia por afirmar não ter condições financeiras.
Embora não tenha atendido aos pedidos do falso Chris Martin, eles continuaram mantendo contato. Ele afirmava ter sentido uma “conexão instantânea” e que estava feliz por estar criando esse laço de amizade. Como fã, ela respondia e demonstrava um entusiasmo ainda maior.
A aposentada conta que ele chegou a trocar de conta no Instagram, mas continuava afirmando ser o cantor. Além da rede social, eles chegaram a conversar pelo chat do Gmail e pelo WhatsApp, por meio de um número estrangeiro.
Em conversas enviadas à Vejinha, a pessoa que se passa pelo artista aparenta ter um “português enferrujado”, o que pode indicar o uso de ferramentas digitais de tradução.
Segundo a aposentada, os dois chegaram a fazer uma ligação por vídeo, mas durou pouco tempo – “ele apenas disse ‘hello’ e desligou”. O golpista ainda entrou em contato por meio de uma conta associada à filha do artista, Apple.
Mesmo sem enviar dinheiro, a mulher relata frustração por gostar do cantor e ter sido enganada, além de ter compartilhado fotos e informações pessoais. Ela não chegou a fazer uma denúncia, mas decidiu contar seu caso para “alertar principalmente meninas jovens para não caírem em golpes do tipo”.
Na terça-feira (5), veio à tona na mídia um caso parecido, de uma aposentada com a mesma idade, moradora de Osasco, que perdeu R$ 208 mil acreditando que namorava com Johnny Depp.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.