Continua após publicidade

Aloysio Nunes

Candidato é conhecido por ter uma grande capacidade de articulação

Por Mariana Barros
Atualizado em 5 dez 2016, 18h37 - Publicado em 11 set 2010, 01h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

    Publicidade

    Suplentes

    Publicidade

    Airton Sandoval (PMDB) e Marta Costa (DEM)

    + Eleições: não desperdice o seu voto

    Continua após a publicidade

    História política

    Publicidade

    Foi deputado estadual pelo PMDB por dois mandatos, de 1983 a 1991. Elegeu-se três vezes deputado federal: em 1995 pelo PMDB e em 1999 e 2003 pelo PSDB. Foi vice-governador e secretário dos Transportes Metropolitanos no mandato de Luiz Antonio Fleury Filho (1991-1995). Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, ocupou os cargos de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (1999 a 2001) e ministro da Justiça (2001 e 2002). Na gestão de José Serra na prefeitura (2005-2006), assumiu a Secretaria de Governo. Quando Serra foi eleito para o governo do estado, passou a ocupar a Secretaria da Casa Civil.

    + Responda à nossa enquete: você lembra em quem votou nas últimas eleições?

    Continua após a publicidade

    Patrimônio declarado

    Publicidade

    1,8 milhão de reais, incluindo uma propriedade rural no município de Guzolândia, no interior do estado, avaliada em 1,1 milhão de reais; um apartamento em Higienópolis avaliado em 540 000 reais; e 50 000 reais em dinheiro.

    Aloysio Nunes Ferreira, 65 anos, é conhecido por ter uma grande capacidade de articulação. Sempre atuou nos bastidores dos governos que integrou. No mais recente deles, como secretário de estado da Casa Civil, cuidou do diálogo com prefeitos e de negociações durante a greve dos professores da rede estadual. Para Nunes Ferreira, o que o fez desempenhar esse papel foi justamente a experiência como parlamentar. “Sei dialogar, sei quando é hora de compor ou de enfrentar. Esse meu crescimento se deu no Parlamento”, afirma. Na juventude, ele foi um esquerdista radical, militando na organização clandestina Ação Libertadora Nacional (ALN), que lutou contra o regime militar. Mais tarde, ligou-se ao ex-governador Orestes Quércia e tornou-se um político de centro-esquerda. Se eleito, pretende avaliar a funcionalidade do sistema tributário e fiscalizar os diretores nomeados para agências reguladoras. Com a saída de Quércia da disputa, incorporou o tempo do horário eleitoral gratuito do peemedebista e passou a ter como primeiro suplente o advogado Airton Sandoval (PMDB), no lugar de Sidney Beraldo (PSDB).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.