Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

99moto: Prefeitura de SP diz que Justiça proibiu serviço e empresa diz que operação continua

Juiz da 8ª Vara da Fazenda acatou liminar dando validade a decreto da prefeitura

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jan 2025, 19h22 •
99 anunciou serviço de mototáxi em São Paulo
99 anunciou serviço de mototáxi em São Paulo (99/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A Prefeitura de São Paulo diz que a Justiça reconheceu a validade do decreto 62.144 de 2023 e manteve a proibição do serviço de mototáxi na cidade. O decreto proíbe o serviço na capital. Já a 99 diz que vai continuar com o transporte de passageiros de motocicleta e que no primeiro dia, na terça-feira (14), foram 10 mil passageiros transportados.

    De acordo com a prefeitura, o juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara da Fazenda Pública, negou a liminar da 99 e manteve a proibição da atividade de mototáxi na cidade e ressaltou o relatório do Grupo de Trabalho instituído na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), que desaconselha a atividade por conta do risco da segurança viária.

    De acordo com o magistrado, a “conclusão do referido Grupo de Trabalho (…) não recomenda a implantação do transporte por motocicletas em viagens acionadas através de aplicativos na urbe”, diz o comunicado da administração.

    O Grupo de Trabalho analisou a possibilidade de utilização de motocicletas no transporte individual de passageiros, concluindo que a implantação deste modal seria um grande risco para a saúde pública, envolvendo a integridade de condutores e usuários, com potencial aumento no risco de acidentes.

    O parecer do grupo aponta, ainda, que o transporte de passageiros por motocicletas “não se mostra aderente aos elementos de segurança viária em face da realidade da cidade de São Paulo”.

    Continua após a publicidade

    Empresa diz que continua operação

    Por meio de nota, a 99 afirmou que a decisão negativa de liminar por entender que é referente à ameaça da prefeitura de impedir o serviço da 99moto.

    “O magistrado não analisou o mérito sobre a legalidade do serviço, que é plenamente amparado pela legislação federal. Por isso, a modalidade continuará operando normalmente na cidade. A empresa recorrerá ao Tribunal de Justiça de São Paulo para garantir os direitos da empresa e de seus motoristas e usuários”, informou o aplicativo por nota.

    A empresa reforça que o serviço de mototáxi continuará na cidade. De acordo com a 99, fora cerca de 10 mil viagens no primeiro dia, e partiram principalmente da zona Sul, com destaque para o bairro do Capão Redondo, que foi o bairro que mais utilizou o serviço nas primeiras 24 horas.

    Na região central e em áreas da capital que fazem parte do centro expandido, o serviço ainda não está disponível.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês