Continua após publicidade

Policiais acusados de decapitar deficiente mental são absolvidos

Grupo era suspeit de sequestrar e matar vítima na Zona Sul da capital 

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h54 - Publicado em 9 nov 2015, 11h32

Quatro policiais militares acusados de sequestrar, matar e decapitar Antonio Carlos da Silva, o Carlinhos, de 31 anos, que era deficiente mental, em outubro de 2008, foram absolvidos em júri popular nesta sexta (6) no Fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Eles também eram acusados de integrar o grupo de extermínio dos “Highlanders”, conhecido assim por decapitar suas vítimas.

Mais da metade dos paulistanos afirmam ter medo da polícia

Os réus Moisés Alves dos Santos, Rodolfo da Silva Vieira, Joaquim Aleixo Neto e Anderson dos Santos Salles eram suspeitos de terem sequestrado a vítima no Jardim Capela, Zona Sul. Testemunhas afirmaram terem visto Carlinhos, vivo, ser levado pela viatura 37 104, no dia 8 de outubro. À época, os PMs pertenciam à Força Tática do 37º Batalhão.

Carlinhos foi encontrado sem a cabeça e sem as mãos na cidade vizinha de Itapecerica da Serra. Familiares o identificaram por uma tatuagem no Instituto Médico Legal (IML) de Taboão da Serra, dois dias depois de ter desaparecido. Como não havia provas legais de que o corpo era mesmo da vítima, ele foi enterrado como indigente. 

Os “Highlanders”, grupo de nove PMs que teria matado pelo menos 12 pessoas, receberam esse nome porque cortavam a cabeça das vítimas, como no filme de 1986 protagonizado pelo ator Christopher Lambert.

Continua após a publicidade

A decapitação seria para dificultar a identificação dos mortos. Os criminosos também despejariam os corpos em outras cidades para que as investigações não fossem conduzidas na capital.

Confira as últimas notícias

Em julho de 2010, os quatro réus chegaram ser condenados a 18 anos e 8 meses pela morte de Carlinhos. Em outubro do ano seguinte, no entanto, um acórdão anulou o resultado do júri porque o promotor exibiu uma camiseta desobedecendo ordem do juiz de não mostrá-la. Nela, havia uma foto da vítima e a frase “deficiente mental é assassinado por PMs da Força Tática”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.