Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Vida Boa Por Bárbara Öberg A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.

4 receitas de entradas light (e gostosas) para você curtir uma happy hour em casa

Quem aqui é metido a chef de cozinha levanta a mão! Eu adoooooro cozinhar e receber amigos. Só que, muitas vezes, a gente não tem criatividade em servir entradinhas gostosas e delicadas, e acaba caindo no truque dos queijos e afins. Então, pedi ao jovem chef Julio Perinetto, ex-Buffet Fasano e agora em carreira solo, […]

Por VEJA SP Atualizado em 25 fev 2017, 21h45 - Publicado em 6 out 2016, 22h01

01

Quem aqui é metido a chef de cozinha levanta a mão! Eu adoooooro cozinhar e receber amigos. Só que, muitas vezes, a gente não tem criatividade em servir entradinhas gostosas e delicadas, e acaba caindo no truque dos queijos e afins. Então, pedi ao jovem chef Julio Perinetto, ex-Buffet Fasano e agora em carreira solo, que desse quatro sugestões de entradinhas charmosas e saudáveis pra gente fazer em casa. Sim, tem algum requinte e tal nos ingredientes. Mas, de vez em quando, a gente merece um mimo especial, não?

Espia só:

Creme de burrata com tartar de tomate, pesto de manjericão e flor de sal

02

150 gramas de queijo burrata                                               

50 gramas de tomate cereja                                 

150 gramas de manjericão verde                        

55 ml de azeite extravirgem                

15 g queijo parmesão                   

15g nozes                                                            

sal (a gosto)                                                    

Pimenta do reino preta em pó (a gosto)

Flor de sal (a gosto)  

Como faz:

Em um bowl amasse a burrata até formar uma pasta e reserve. Limpe o manjericão verde, utilizando apenas as folhas, bata no liquidificador com o azeite (50ml), o queijo, as nozes e o sal (a gosto) até encorpar. Reserve. Corte os tomates ao meio, retire as sementes e corte em brunoise (pequenos cubos), tempere com um pouco de sal, azeite e pimenta. Em uma taça pequena ou no recipiente desejado, coloque um pouco da pasta de burrata (aprox. 20g), acrescente o pesto de manjericão (aprox. 15g) e os tomates picados (aprox. 10g), salpique flor de sal e decore com uma flor de manjericão roxo.

(Rendimento: 5 porções)

Tartar de salmão com ovas

05

 

150g de filé de salmão fresco                                

50g de azeite extravirgem                       

15g de cebolette                                         

Sal (a gosto)

Pimenta do reino preta em pó (a gosto)

5g  de ovas de capelin preta 

Continua após a publicidade

Como faz:

Limpe o filé de salmão e com o auxilio de uma faca bem afiada corte em pequenos cubos (na ponta da faca). Corte a cebolette e tempere o salmão com azeite, sal, pimenta e acrescente a cebolette. No recipiente desejado, utilizando um aro, coloque o tartar de salmão (aprox. 25g), desenforme e utilize as ovas para decorar e um ramo de cebolette cortado.

Carpaccio de Vieiras ao azeite trufado

03

30 gramas de vieira fresca e fatiada

Meio limão siciliano em raspas

3 ml de azeite de tartufo (de sua preferência)

2 gramas de crispy de presunto parma

1 grama de sal

Fatie as vieiras e as coloque em disposição em um prato. Tempere as fatias de vieira com pitadas de sal, um fio do azeite trufado e as raspas de limão siciliano. Para decorar, coloque um pouco de crispy de parma.

Fagottini de salmão com cream cheese e ovas

01

Uma unidade de folha de alga (nori)              

150 gramas de salmão defumado                      

50 gramas de cream cheese                                

20 ml de azeite extravirgem                    

15 gramas de cebolette                                             

15 gramas de ovas de salmão                                               

dill fresco a gosto

Em uma tábua e com o auxilio de uma faca bem afiada corte em pequenos cubos (na ponta da faca) o salmão defumado. Corte a cebolette e tempere o salmão com azeite e cream cheese. Reserve. Utilizando uma assadeira, umedeça a folha de alga com pouca água (não deixe muito tempo para não rasgar). Em uma tábua corte a folha em quatro e recheie com aproximadamente 25g de salmão. Forme uma trouxinha com a alga e amarre com um fio de cebolette. Decore com as ovas de salmão e sirva!

(Rendimento: 5 porções)

Gostaram? Ah sim, o chef Julio Perinetto tem apenas 34 anos. É formado em gastronomia e já batucou as panelas de alguns restaurantes bem bacanas lá fora, como o Auberge de L’ill, comandado pela família Haeberlin, ali na região da Alsácia, na França.

Quando voltou pra Sampa trabalhou no Buffet Fasano. De lá, saiu em  em 2008, para abrir o seu próprio negócio: o buffet que leva o seu nome. Ele faz casamentos, cursos de gastronomia e compartilha receitas com a gente.

Em tempo: se você quer seguir o chef no Instagram, clica lá @julioperinetto. Pra me seguir, @blogvidaboa_ e pra me mandar sugestões, chrismartinez@butiquedeletras.com.br

 

Um beijo, até mais.

Continua após a publicidade

Publicidade