Sturm é demitido da secretaria de cultura; Alê Youssef assume
Alê Youssef será apresentado amanhã para ocupar a vaga

Nesta segunda (14), o prefeito Bruno Covas demitiu André Sturm, secretário de cultura. Amanhã, o produtor cultural Alê Youssef, diretor da Casa do Baixo Augusta, assumirá o cargo.

“A relação estava desgastada desde 2017, já havia conversado com o prefeito que eu poderia colocar meu cargo à disposição. Os últimos meses foram difíceis”, diz Sturm.
Em sua gestão nos últimos dois anos, ele passou por denúncias de assédio sexual, de agressão e, desde a semana passada, é investigado pelo Ministério Público para apurar se houve improbidade administrativa no rompimento do contrato entre a prefeitura e o Instituto Odeon, organização que administrava o Theatro Municipal paulistano. “Vou ter um prazo para me defender e tenho certeza de que o caso será resolvido, porque a última coisa que podem me acusar é de improbidade administrativa”, afirma.
Sturm pretende tirar férias até março e tem conversado com diretores de associações culturais. Ele já trabalhou na Pandora Filmes, dirigiu filmes, comandou o departamento de programação da Cinemateca Brasileira no início dos anos 90 e ficou à frente do Museu da Imagem e do Som (MIS) durante cinco anos, até assumir a secretaria em 2017. Com exposições memoráveis como Castelo Rá-Tim-Bum, Stanley Kubrick e David Bowie, Sturm tornou o MIS um dos pontos mais visitados da cidade, com filas até então desconhecidas para o local. “A partir de quinta-feira, vou jogar tênis e tomar sol. Trabalhar como servidor público foi uma experiência e acredito que concluí esse papel”, diz.