Bebidas geladas podem causar dor de garganta?

O otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês, responde

Ao contrário do que muita gente acredita, bebidas geladas não causam dor de garganta. “Mas elas podem, sim, contribuir para o aumento da dor caso já exista algum problema no órgão”, explica o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio-Libanês.

Os principais motivos para a ocorrência de doenças na garganta são gripes e resfriados, faringites e amigdalites provocadas por infecções virais ou bacterianas, e abuso vocal, ou seja: falar muito alto e tossir muito, forçando a garganta e provocando sua inflamação. E as áreas mais atingidas são as amígdalas palatinas, a própria garganta e as cordas vocais. “Além da dor, muitas vezes há a dificuldade para engolir, rouquidão e falta de ar”, explica o médico.

Para evitar problemas no órgão, recomenda-se ingerir bastante água para hidratar o local, não forçar a voz e não respirar pela boca – pois isso pode ressecar a garganta e facilitar a entrada de vírus e bactérias. Bebidas geladas devem ser evitadas por quem já apresenta dor de garganta ou tem predisposição para o problema.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s