Clique e assine por apenas 5,90/mês
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Movida a energia solar, ciclovia na Polônia fica iluminada após o fim do dia

Pedalar no escuro pode ser bastante perigoso para os ciclistas: ainda bem que, numa cidade ao norte da Polônia, engenheiros criaram uma ciclovia movida à luz solar que brilha no escuro sempre que as luzes se apagam. O resultado é um caminho seguro, ecológico e absolutamente encantador. + VÍDEO: cachorro finge de morto para assustar mascote […]

Por VEJASP - Atualizado em 25 fev 2017, 21h46 - Publicado em 6 out 2016, 13h19

ABRE01

Pedalar no escuro pode ser bastante perigoso para os ciclistas: ainda bem que, numa cidade ao norte da Polônia, engenheiros criaram uma ciclovia movida à luz solar que brilha no escuro sempre que as luzes se apagam. O resultado é um caminho seguro, ecológico e absolutamente encantador.

+ VÍDEO: cachorro finge de morto para assustar mascote que é seu melhor amigo
+ No casamento, mulher surpreende noivo com coreografia inspirada em Beyoncé

O projeto é obra da TPA Instytut Badań Technicznych Sp. z o.o. e é feito com material sintético que garante até dez horas de iluminação após ser abastecida pela luz solar durante o dia. O conceito do caminho foi inspirado numa obra semelhante holandesa, “ciclovia Noite Estrelada“, mas a tecnologia usada em ambas as obras é bastante diferente — clique aqui para saber mais sobre a iniciativa.

Na holandesa, os engenheiros usaram luzes de LED. Já a versão da Polônia é completamente abastecida com a ajuda da energia solar. No momento, a ciclovia ainda está em fase de testes e só resta torcer para que a tecnologia seja aproveitada em outros lugares do mundo após as experiências iniciais. Confira: 

Continua após a publicidade

01

001

03

04

Dê sua opinião: E você, o que achou do projeto da cidade polonesa? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Continua após a publicidade
Publicidade