Clique e assine com até 89% de desconto
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Conheça o novo golpe do WhatsApp que pode comprometer a segurança do seu celular

Se você usa o WhatsApp, é bom ficar esperto: um novo vírus está se espalhando usando uma ferramenta do aplicativo gratuito de mensagens. O golpe foi revelado nesta segunda (22) — ele tem origem no Brasil e foi exposta pela Kaspersky Lab, uma empresa russa produtora de softwares de segurança. + Estudante conquista a internet com […]

Por Tatiane Rosset Atualizado em 26 fev 2017, 13h06 - Publicado em 23 fev 2016, 12h25

Whatsapp

Se você usa o WhatsApp, é bom ficar esperto: um novo vírus está se espalhando usando uma ferramenta do aplicativo gratuito de mensagens. O golpe foi revelado nesta segunda (22) — ele tem origem no Brasil e foi exposta pela Kaspersky Lab, uma empresa russa produtora de softwares de segurança.

+ Estudante conquista a internet com interpretação emocionante de Beyoncé
+ Companhia aérea brasileira lança avião especial com temática da Disney

O vírus convida os usuários para um recurso de videochamada (ainda inexistente no aplicativo). Para acessá-lo, é preciso clicar em um link que direciona o usuário para uma página da internet — o site malicioso, então, pede para que você convide dez amigos para participar do “teste”.

Após convidar seus amigos para experimentar a “nova ferramenta”, o usuário é direcionado para uma série de ofertas de aplicativos questionáveis (que podem derrubar os sistemas de segurança do seu aparelho) e precisa preencher uma série de informações pessoais em um questionário — o que abre espaço para os criminosos inscrevem o seu número de celular em serviços de assinatura.

whatsapp-golpe

Se você é dono de um iPhone e acha que está à salvo, pense de novo: apesar de uma grande parte dos vírus que circularam na internet ser inoperante no sistema iOS, este vírus foi desenvolvido para Android, Windows Phone e iPhone (iOS). Na internet, usuários já começaram a avisar seus amigos:

Fica a dica, então — se você receber um convite questionável para participar de uma ferramenta que ainda nem existe no aplicativo, apague a mensagem e siga com a sua vida. As informações são do site techtudo.

Dê sua opinião: E você, já recebeu a perigosa mensagem? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Continua após a publicidade
Publicidade