Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Agave: descubra o que é e se ele pode substituir o açúcar

O agave é um antigo conhecido da população mexicana — extraído da mesma espécia de cacto que utilizam para fazer a tequila, esse néctar é também muito utilizado na culinária. Ele é composto por carboidratos (mais precisamente a frutose) e o seu sabor é bastante semelhante ao mel, mas um pouco mais suave. Outro fator positivo […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 21h09 - Publicado em 21 ago 2014, 11h34

agave-nectar-frame

O agave é um antigo conhecido da população mexicana — extraído da mesma espécia de cacto que utilizam para fazer a tequila, esse néctar é também muito utilizado na culinária. Ele é composto por carboidratos (mais precisamente a frutose) e o seu sabor é bastante semelhante ao mel, mas um pouco mais suave. Outro fator positivo é que ele não possui o sabor residual causado pelos adoçantes artificiais, pois ele é natural.

Existem dois tipos de agave: um mais escuro e um mais claro. A segunda opção passa por menos calor em sua produção e por um processo de filtração maior para produzir um produto mais saboroso. Já o escuro é menos filtrado e, por isso, fica com pedaços e com o gosto mais forte, com um sabor semelhante ao do maple.

Cada colher de sopa do agave tem 40 calorias, ou seja, em torno de 16 calorias a menos que uma colher de mel e 24 a menos que o açúcar. Conclui-se a partir deste dado que os três são, de fato, muito similares.

Continua após a publicidade

Apesar de alguns estudos feitos em animais mostrarem que ele pode ser uma opção melhor quando comparado ao mel por ter um menor índice glicêmico. No entanto, ao compará-lo ao açúcar refinado ou mascavo não existe uma grande diferença quanto a este fator — o que não justifica seu uso para quem quer perder peso e muito menos para paciente diabéticos, já que ele é fonte de frutose e contraindicado para eles.

Por isso, se você quer economizar calorias na hora de adoçar, ou opte por não adoçar ou use edulcorantes (atualmente, o considerado mais seguro é a sucralose).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.