Imagem Blog

Mariana Barros - Morar em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Mara Gabrilli, por uma São Paulo acessível

Cadeirante desde 1994, quando sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica, a deputada federal Mara Gabrilli já passou por diversas saias justas para conseguir se locomover na cidade. Uma das situações mais embaraçosas pelas quais passou foi quando sua cadeira entalou na entrada do restaurante Ritz do Itaim Bibi, então recém-inaugurado, do seu amigo o […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 11h49 - Publicado em 24 nov 2012, 11h10

A deputada federal Mara Gabrilli (Foto: Fernando Moraes)

Cadeirante desde 1994, quando sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica, a deputada federal Mara Gabrilli já passou por diversas saias justas para conseguir se locomover na cidade. Uma das situações mais embaraçosas pelas quais passou foi quando sua cadeira entalou na entrada do restaurante Ritz do Itaim Bibi, então recém-inaugurado, do seu amigo o restauranteur Sergio Kalil (leia entrevista abaixo).

Na próxima segunda (26), Mara participará do evento “Espaços Urbanos e Acessibilidade”, promovido pela Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado de SP (Abea) em parceria com a Construtora e Incorporadora Pedra Forte Brasil e o Crea SP (Conselho Regional de Arquitetos e Engenheiros. Ela e o deputado federal Walter Feldman discutirão problemas e apontarão soluções para tornar as cidades mais acessíveis a todos. O evento acontece às 19h no auditório do centro técnico cultural do Crea, na Avenida Angélica 2364, Consolação (estacionamento no local).

Psicóloga e publicitária de formação, Mara foi eleita vereadora por duas vezes e foi a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Em conversa com o blog, ela contou um pouco sobre o que pode ser feito para tornar a cidade mais amigável a todos os seus moradores.

O que é possível fazer em São Paulo para as pessoas se locomoverem com mais facilidade?
A primeira coisa é cuidar das nossas calçadas. Apresentei um projeto de lei que propõe que as calçadas passem a ser de responsabilidade do poder público, não do munícipe como é hoje. Só no Brasil os moradores é que cuidam das calçadas, o que é um absurdo, porque cada um faz como quer, sem padronização nem manutenção adequada. Em Miami, por exemplo, em que o governo cuida das calçadas, se alguma delas for danificada pela manhã, à tarde já estará consertada. Em São Paulo, temos 30 000 quilômetros de calçadas, a maior parte delas intransitável por uma cadeira de rodas.

Continua após a publicidade

De que forma engenheiros e arquitetos podem contribuir com a acessibilidade?
Seguindo algo que está sendo muito discutido no mundo todo, que é o desenho universal. Ou seja, projetar e construir espaços que possam ser usados por qualquer pessoa, seja jovem, idosa, deficiente ou não. Uma casa em que se você quebrar o pé, por exemplo, não enfrentará nenhuma dificuldade extra. E poderá continuar morando ali numa boa quando ficar idoso. É criar um banheiro em que uma cadeira de rodas tenha espaço para fazer o giro, corredores com largura suficiente, pequenas rampas em vez de degraus etc. Na verdade oferecer acessibilidade é uma obrigação, embora muita gente ache que não.

Por que projetos acessíveis não são o padrão nas obras?
Há muito preconceito. Existe um senso comum de que se o projeto for acessível, será feio, o que é uma grande bobagem. Claro que é possível criar um lindo design de interior que possa ser frequentado por todos. Há também uma idéia errada de que ambientes acessíveis são mais caros de serem projetados e construídos. O custo é apenas 1% maior, ou seja, nada. E o ganho é imensurável. Não é só uma questão de responsabilidade social, mas de marketing também. É preciso acordar para isso.

Você já passou alguma saia justa em São Paulo por conta de lugares sem acessibilidade?
Sim, muitas vezes. Eu frequentava e frequento muito o Spot, do restauranteur Sergio Kalil. Quando ele inaugurou o Ritz no Itaim Bibi, em 2000, convidou o Marcelo Rubens Paiva (escritor e também cadeirante) e eu para testarmos a acessibilidade do local. Quando chegamos, não conseguimos passar pela porta! Por uma questão de milímetros, a cadeira entalava. O Kalil ficou super chateado, porque a preocupação dele era oferecer um lugar acessível. Essa história mostra como as coisas não são fáceis, mesmo quando a intenção é a melhor possível. Claro que depois ele fez uma pequena reforma e ficou tudo bem. O restaurante Varanda Grill, do chef Sylvio Lazzarini também teve uma história semelhante. Eu disse a ele que adorava ir lá, mas achava um pouco difícil me locomover lá dentro. O Sylvio reformou tudo. Fiquei muito comovida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.