Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Netflix: ótimos documentários sobre Hitler e fuga de judeus na II Guerra

O Trem de Hitler mostra como o líder nazista se locomovia de Berlim para outras cidades e países

Por Miguel Barbieri - Atualizado em 24 jul 2020, 15h12 - Publicado em 17 jul 2019, 12h07

A Netflix tem poucos filmes com histórias da II Guerra Mundial (já fiz uma lista com os melhores, clique aqui), mas é recheada de documentários. Vi dois que entraram recentemente na plataforma de streaming e me surpreenderam.

São histórias que eu desconhecia. Um é Fuga do Holocausto, que mostra o empenho de arqueólogos e geofísicos em descobrir um túnel que judeus lituanos escavaram para escapar da morte, próximo à cidade de Vilnius — antes da guerra, ela era chamada de Vilna e tinha a maior comunidade judaica da Europa. Além do túnel, os arqueólogos tentam encontrar vestígios da maior sinagoga da cidade, que foi destruída pelos nazistas e, com a chegada dos soviéticos, acabou sendo soterrada e cedendo seu lugar para uma escola.

Igual interesse provoca O Trem de Hitler — A Besta de Aço, que enfoca a construção, que durou dois anos, do meio de transporte preferido do líder nazista. O Amerika era uma fortaleza com banheiras folheadas a ouro, telefone, ar condicionado e calefação. Foi no trem que Hitler recebeu ditadores como Franco e Mussolini e planejou estratégias para invadir a Polônia e a França.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote!

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Continua após a publicidade
Publicidade