As grandes perdas do cinema em 2016
Uma lista com atores e diretores que nos deixaram no ano passado
Quando fui fazer esta lista, não imaginava que o cinema perdeu tantas personalidades importantes em 2016. Não foram apenas os brasileiros Domingos Montagner e Hector Babenco e os americanos Prince e Carrie Fisher. Há cineastas que, claro, vão fazer muita falta, como o iraniano Abbas Kiarostami e o italiano Ettore Scola. Eis aqui a minha homenagem aos que partiram no ano passado.
Janeiro
Dia 10 – embora cantor e compositor, David Bowie, que morreu aos 69 anos, vítima de câncer, fez várias incursões no cinema, como em Labirinto, Furyo, Fome de Viver, O Homem que Caiu na Terra e a divertida ponta em Zoolander.
Dia 14 – O grande ator britânico Alan Rickman, marcado como o professor Severus Snape da saga Harry Potter, também morreu de câncer. Tinha 69 anos.
Dia 19 – O diretor italiano Ettore Scola tinha 84 anos e deixou obras-primas como Feios, Sujos e Malvados (1976), O Baile (1983), Splendor (1989) e O Jantar (1998). Seu último filme, de 2013, foi uma homenagem a outro mestre italiano, Federico Fellini, em Que Estranho Chamar-se Federico.
Dia 29 – Outro grande nome do cinema europeu, o francês Jacques Rivette, morreu aos 87 anos, deixando pérolas como A Bela Intrigante (1991) e Quem Sabe? (2001).
Fevereiro
Dia 17 – O cinema polonês perdeu Andrzej Zulawski, aos 75 anos, diretor de um filme transgressor do início dos aos 80, Possessão.
Abril
Dia 2 – Atriz mais ligada ao teatro e à TV, Tereza Rachel, que morreu aos 82 anos em decorrência de uma obstrução intestinal, fez pouco, porém bom cinema, em Ganga Zumba (1963) e Amante Muito Louca (1973).
Dia 4 – Tinha 85 anos a veterana Chus Lampreave, parceira de Pedro Almodóvar em Que Fiz Eu Para Merecer Isto?, Matador, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, A Flor do meu Segredo, Fale com Ela, Volver e Abraços Partidos.
Dia 19 – Uma perda irreparável para o cinema israelense foi a de Ronit Elkabetz – a atriz morreu de câncer aos 51 anos. Além de Alila e A Banda, Ronit tem uma atuação fenomenal no ótimo drama de tribunal O Julgamento de Viviane Amsalem.
Dia 21 – Fenômeno musical na década de 80, o cantor e compositor Prince também foi ator em Purple Rain, Under the Cherry Moon e Graffiti Bridge. Tinha 57 anos quando morreu de overdose acidental de medicamentos.
Junho
Dia 19 – Com apenas 27 anos, Anton Yelchin teve uma morte de filme de terror: foi prensado por seu próprio carro ao descer do veículo para pegar a correspondência na caixa do correio. Começou cedo no cinema e, em 2006, já mostrava talento em Alpha Dog. Seu papel mais conhecido, porém, foi como o Checov da cinessérie Star Trek.
Dia 27 – Ator de faroestes cômicos na década de 70, como na série Trinity, o italiano Bud Spencer morreu aos 86 anos.
Julho
Dia 2 – Premiado com o Oscar de melhor filme e melhor diretor por O Franco Atirador, Michael Cimino morreu aos 77 anos. Teve uma carreira bissexta e de altos e baixos, que inclui O Ano do Dragão e O Portal do Paraíso.
Dia 4 – O maior nome do cinema iraniano, Abbas Kiarostami é o diretor de Gosto de Cereja, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1997. Dirigiu outros grandes trabalhos, como Através das Oliveiras, O Vento nos Levará, Onde Fica a Casa do Meu Amigo, Dez e Cópia Fiel. Tratava de um câncer em Paris quando morreu aos 76 anos.
Dia 7 – Guilherme Karam sofria há anos de uma doença generativa e morreu aos 58 anos. Ator de televisão e voltado para a comédia, deixou, ao menos, um personagem memorável no cinema: o vilão de Super Xuxa Contra o Baixo Astral.
Dia 13 – Hector Babenco, depois de curado de um câncer, perdeu a vida ao sofrer uma parada cardiorrespiratória no tratamento de uma sinusite. Argentino naturalizado brasileiro, Babenco deixou um legado valioso que vai de O Rei da Noite (1975) a Meu Amigo Hindu. Tinha 70 anos.
Dia 19 – Aos 81 anos, o veterano diretor Garry Marshal morreu de pneumonia e nos deixou filmes graciosos, como Uma Linda Mulher e O Diário da Princesa.
Agosto
Dia 16 – Mais conhecida como a exótica jurada dos programas de calouros, Elke Maravilha também foi atriz, tanto que trabalhou em Carrossel 2, um dos maiores sucessos de público do ano passado. Tinha 71 anos e morreu em decorrência da diabetes.
Dia 17 – Arthur Hiller, que morreu aos 92 anos, assinou vários filmes, mas Love Story é mesmo o seu ápice no cinema.
Dia 29 – Como diretor, Gene Wilder tem, ao menos, uma comédia impagável no currículo: A Dama de Vermelho, de 1984. O comediante, porém, brilhou muito à frente das câmeras, em filmes como A Fantástica Fábrica de Chocolates (o original), Loucos de Dar Nó, Cegos, Surdos e Loucos, Primavera para Hitler, Banzé no Oeste e, sobretudo, o “clássico” do humor O Jovem Frankenstein. Morreu aos 83 anos.
Setembro
Dia 11 – Nascida Robert Arquette, a atriz Alexis Arquette assumiu sua identidade transgênera no início dos anos 2000. Era irmã dos também atores David Arquette, Rosanna Arquette e Patricia Arquette e morreu, aos 47 anos, vítima de complicações relacionadas à aids. Atuou em filmes como Pulp Fiction e Afinado no Amor.
Dia 15 – Uma fatalidade levou Domingos Montagner, que estava no auge da carreira. Além de ser o protagonista da novela Velho Chico, da TV Globo, estrelou quatro filmes em 2016. Num intervalo das gravações da novela, o astro foi mergulhar no Rio São Francisco e morreu afogado. Tinha 54 anos.
Dia 20 – Curtis Hanson tinha 71 anos e dirigiu grandes cults nos anos 90, a exemplo de A Mão que Balança o Berço, Los Angeles – Cidade Proibida e 8 Mile.
Outubro
Dia 9 – O mestre polonês Andrzej Wajda tinha 90 anos e deixou uma rica filmografia com mais de 50 títulos Entre eles, os políticos Cinzas e Diamantes (1965), O Homem de Mármore (1977) e O Homem de Ferro (1981). Em 2007, ressurgiu com o brilhante drama de guerra Katyn.
Novembro
Dia 11 – Embora ainda estivesse na ativa, Robert Vaughn, que morreu aos 83 anos, ficou marcado na memória dos fãs como o Napoleon Solo da série O Agente da UNCLE.
Dezembro
Dia 16 – Andrea Tonacci, diretor italiano radicado no Brasil, morreu aos 72 anos, vítima de um câncer no pâncreas. Foi um dos expoentes do cinema marginal, na década de 70, em filmes como Blá Blá Blá e Bang Bang. Em 2006, realizou o documentário Serras da Desordem, bastante elogiado pela crítica.
Dia 18 – Atriz húngara, a figura folclórica Zsa Zsa Gabor ficou mais conhecida em Hollywood pela coleção de maridos que teve: foram nove, até sua morte, por ataque cardíaco, aos 99 anos. No cinema, se destacou em Moulin Rouge (1952).
Dia 27 – A eterna Princesa Leia da cinessérie Star Wars, Carrie Fisher sofreu um ataque cardíaco durante um voo e passou quatro dias internada. Numa carreira conturbada, virou escritora, era bipolar e foi viciada em drogas. Tinha 60 anos.
Dia 28 – Atriz de Cantando na Chuva, Debbie Reynolds morreu um dia após a filha, Carrie Fisher, aos 84 anos.