Topo Gigio, o ratinho que conquistou o Brasil

O personagem italiano foi a alegria das crianças nas últimas cinco décadas

Sem pensar muito, diga rapidamente o nome de um rato famoso. Provavelmente você teria pensado no Mickey, se não fosse o título desta matéria. Mas o Topo Gigio também foi um ratinho muito conhecido no Brasil, principalmente nos anos 70 e 80, mesmo tendo ficado no ar por tão pouco tempo.

O personagem foi criado na Itália no final dos anos 50 por Maria Perego, uma experiente roteirista de personagens para a televisão. O ratinho fala e age como uma criança de 5 anos, que está aprendendo a como se comportar e a fazer coisas triviais para uma criança dessa idade, como escovar os dentes e praticar as orações antes de dormir. O jeito meigo do ratinho logo conquistou o mundo, e ele fez sucesso em Portugal, no México, e até no Japão, onde teve uma série de animes, e também na televisão americana, no conceituado programa Ed Sullivan Show.

Topo Gigio e sua criadora Maria Perego

Topo Gigio e sua criadora Maria Perego (Reprodução/Veja SP)

 

Sua estreia no Brasil foi em 1969, na TV Globo, no programa Mister Show, apresentado por Agildo Ribeiro. O programa ia ao ar às quintas-feiras à noite, e as crianças se recusavam a ir pra cama antes de assistir o simpático ratinho. Num dos quadros do programa, Topo Gigio batia um papo com Agildo, a quem ele chamada de Agildinho, sobre curiosidades que as crianças têm, e no final, aparecia de pijama e uma touca pra ir dormir, sempre pedindo um beijinho de boa noite ao apresentador.

O boneco era dublado por Pepino Mazzullo, um italiano de verdade, que não falava português, apenas decorava a sonoridade das palavras e conversava com Agildo sem saber o que estava falando. Pepino, aliás, foi a primeira voz do ratinho em seu país de origem. O sotaque italiano carregado do dublador era uma das marcas registradas do personagem, e fazia com que sempre falasse devagar, o que dava a ele um tom muito carinhoso.

Esse comportamento meigo acabou provocando um boato de que ele seria afeminado e os produtores da época inventaram uma namorada. A ratinha chamava-se Rose, e o Brasil foi o único país do mundo em que ela apareceu. Nessa época, outra namorada se juntou ao elenco principal: Regina Duarte, a namoradinha do Brasil, aparecia junto com Agildo Ribeiro contracenando com Topo Gigio e Rose.

Topo Gigio e Rose com Agildo Ribeiro e Regina Duarte

Topo Gigio e Rose com Agildo Ribeiro e Regina Duarte (Rede Globo/Divulgação)

 

O programa Mister Show fico no ar até novembro de 1970, mas em 71, Agildo e Topo Gigio voltaram à TV pela Globo num programa especialmente criado para o personagem, chamado Topo Gigio Especial, que era apresentado aos sábados. A Gigio-mania tomou conta do país, todo mundo adorava o ratinho. A Estrela, já uma grande fabricante de brinquedos naquela época, lançou uma série de itens inspirados nele, desde bonecos idênticos ao original até carrinhos e a caminha onde ele dormia.

Brinquedos lançados pela Estrela

Brinquedos lançados pela Estrela (Estrela/Divulgação)

 

No final de 1971, o programa saiu do ar, e aos poucos o ratinho foi sendo esquecido. Pouco mais de dez anos se passaram, e em 1983, um acordo entre a TV Bandeirantes e a produtora italiana detentora dos direitos sobre o personagem trouxe o ratinho de volta à nossa TV, num programa semelhante ao que tinha sido na Globo, chamado Boa Noite Amiguinhos, com o mesmo dublador italiano Pepino Mazzullo. Infelizmente o programa não foi pra frente, ficando menos de um ano no ar.

Discos compactos do Topo Gigio lançados nos anos 70

Discos compactos do Topo Gigio lançados nos anos 70 (Reprodução/Veja SP)

 

Discos LP do Topo Gigio lançados nos anos 80

Discos LP do Topo Gigio lançados nos anos 80 (Reprodução/Veja SP)

 

A mesma TV Bandeirantes resolveu apostar novamente no personagem em 1987, e o ratinho agora contracenava com o ator Ricardo Petraglia, a quem ele chamava carinhosamente de Dick Petra. Nesta versão, quem fazia a voz de Topo Gigio era o músico e humorista Laert Sarrumor, do grupo Língua de Trapo, que ganhou o papel graças ao produtor argentino Mister Sam, aquele mesmo que lançou a Gretchen anos antes. Mister Sam convidou Laert para o teste de voz do personagem, e ele foi aprovado imediatamente. Laert, inclusive, era um grande fã do ratinho, e teve os brinquedos inspirados nele no início dos anos 70.

 

Trecho do programa de Topo Gigio na Bandeirantes em 1987

 

Nessa época, dois discos foram lançados com Topo Gigio cantando músicas como Meu Limão, Meu Limoeiro e Chove Chuva. Laert Sarrumor foi quem deu voz ao ratinho também nesses discos. E novamente a Estrela lançou brinquedos inspirados no personagem. A Bandeirantes produziu até um filme de longa metragem chamado Topo Gigio no Castelo do Conde Drácula. A Gigio-mania voltava com força total, finalmente. O programa ficou no ar pouco mais de dois anos.

 

Topo Gigio canta Meu Limão Meu Limoeiro

 

Em 2000, a Globo quis trazer o personagem novamente para nossas terras para participar do humorístico Zorra Total, mas os custos de licenciamento pedidos pela produtora italiana eram muito altos, tornando inviável a continuação do projeto.

 

Em 2015, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, fez uma homenagem ao personagem em seu programa no SBT, e a produtora brasileira Sato Company criou um canal oficial no YouTube com aventuras inéditas dubladas do Topo Gigio. Algumas histórias até chegaram a ser lançadas em DVD no Brasil pela Focus Filmes, mas sem o mesmo sucesso dos programas na televisão.

 

Veja a apresentação do canal Topo Gigio Brasil no YouTube

 

No ano que vem, o personagem completa 60 anos de idade, mas continua meigo e doce por todo o mundo como uma criança de 5 anos. Me dá um beijinho de boa noite?

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s